Confira o Boletim Informativo da Undime Bahia das 11 horas para esta segunda-feira

*BOLETIM UNDIME 033 – BA, 25 DE MAIO DE 2020 – 11 HORAS*

📲 *1) Live 22 – Concepção de Educação Integral para Política Curricular dos Municípios da Bahia*

PROGRAMA DE (RE)ELABORAÇÃO DOS REFERENCIAIS CURRICULARES NOS MUNICÍPIOS BAIANOS https://www.youtube.com/watch?v=6wvjvVyZIXM

Refletir sobre Educação Integral enquanto concepção de educação que tem a formação integral humana como premissa. Neste sentido, deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todos as dimensões que constituem a especificidade do ser humano e as condições objetivas e subjetivas reais para seu pleno desenvolvimento histórico representa uma possibilidade de resposta à demanda por uma educação pública de qualidade. Ou seja, uma educação Integral que articule o saber sistematizado às diversas dimensões cognitivas, artísticas, culturais, esportivas e emocionais, intelectual, cultural, psicossocial, afetivo, estético e lúdico, uma educação de todos os sentidos humanos como ser integral de direito mais plenos.

Neste contexto o objetivo central desta Live é articular a concepção de Educação Integral aos fundamentos e práticas da Pedagogia Humanizadora como perspectivas para formação integral humana das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Uma abordagem que visa contribuir diretamente no processo de elaboração dos referenciais curriculares dos municípios baianos.

Público alvo: Comissões Municipais de Governança e Grupos de Estudos e Aprendizagens das Redes Municipais participantes do Programa

Convidados:

📌 Claudia Cristina Pinto Santos, doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Possui Especialização em Metodologia, Pesquisa e Extensão em Educação – Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Contemporânea (UnC). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo – UFBA/FACED/GEPEC, articuladora do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada. Atuou como consultora do MEC/UNESCO, no Programa Mais Educação, Assistente Técnica para Plano Municipal de Educação MEC/UNDIME-BA/SEC, redatora da Educação Infantil para Currículo Bahia – PROBNCC/UNDIME-BA/SEC, é Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Nazaré – Bahia.

📌 José Renato Poli, possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Pós-doutorado junto à Faculdade de Educação da Unicamp. Membro do grupo de estudos e pesquisas em Filosofia e Educação (PAIDEIA), do Departamento de Filosofia e História da Educação da UNICAMP. Também possui experiência como gestor, tendo sido diretor de escola cooperativista (2005-2012), Assessor especial educacional (secretário adjunto) (2013-2015) e secretário municipal de educação de Jundiaí-SP (2015-2016). Atualmente é professor visitante e pesquisador colaborador junto à Faculdade de Educação da Unicamp e pesquisador de Pós-Doutorado em Estudos Interdisciplinares pelo CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares Século 20, da Universidade de Coimbra. Isso me ajudaria no meu relatório de pesquisa.

📌 Penildon Silva Filho, possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia. Fez o Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Federal da Bahia. Foi fundador da Organização não Governamental Oficina de Cidadania. Exerceu cargo de Diretor Geral do Instituto Anísio Teixeira, Órgão Especial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Professor da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA.

A mediação da Live será realizada pelo Prof. Renê Silva, Coordenador do Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos. Teremos também a participação e acompanhamento de toda a equipe de especialistas e formadores do Programa, que estarão sistematizando as questões interagindo com os participantes através do chat.

📲 *2) Deputados e entidades defendem novo calendário de ensino com foco na aprendizagem*

👉🏽 https://bit.ly/3ddIgMd

📲 *3) Movimento Circulante presente já em 362 municípios baianos*

👉🏽 https://www.instagram.com/p/CAnO5ijj18B/?utm_source=ig_web_copy_link

📝 Divulguem nos grupos de escolas e de professores da sua rede!

📲 Link – www.undimebahia.com.br

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram