De bicicleta, professora leva educação a alunos da zona rural na Bahia

Uma professora abriu as portas de sua casa na Bahia para estudantes que não estavam conseguindo acompanhar as aulas online por não terem acesso à internet. Ainda assim, por morarem na zona rural, muitas crianças não conseguiam ir até sua residência.

Para ajudá-las, a educadora criou a Biblioteca Viajante. Montada em sua bicicleta, ela leva livros e conhecimento até os alunos. Selma Abreu, 35 anos, se formou no magistério em 2006, mas só teve oportunidade de exercer a profissão em 2007. Antes disso, para se manter próxima à escola, aceitou trabalhar como serviços gerais em uma unidade de ensino municipal.

Passado esse período, ela passou a lecionar na educação de jovens e adultos e dava aula para a sua comunidade rural, localizada em Tanhaçu, cidade a 484 km de Salvador. “As aulas eram na minha casa mesmo, mas eram pouco frequentadas. Só iam minha mãe, meu irmão, meu esposo, meu tio e minha tia”, conta.

Selma passou por outras escolas e trabalhou também em áreas administrativas. Até que chegou a pandemia do novo coronavírus. “A pandemia trouxe várias mudanças. Perdi o emprego e retornei para a vida na agricultura familiar, que é de onde venho. Meus pais sempre viveram no meio rural. A nossa principal atividade era trabalhar na roça, na lavoura de feijão, milho, algodão… Eu cresci vendo meus pais nessa lida com a terra”, relembra.

Hoje, a principal fonte de renda da família é o milho, usado para produzir ração para a criação de gado dos fazendeiros ao redor. “Com essa renda, eu consigo ajudar meu esposo nas despesas da casa, pagar minha faculdade de pedagogia e ajudar as crianças do projeto Biblioteca Viajante”, ressalta. Embora tenha se formado há 15 anos, ela explica que suas condições financeiras só permitiram que entrasse na faculdade recentemente.

Fonte: Ecoa Uol

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram