Mais de 6 milhões de alunos e todo país serão avaliados no Saeb 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera aplicar os testes e questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 para mais de 6 milhões de alunos da educação básica. O número ainda é preliminar, uma estimativa com base nos dados do Censo Escolar. Os dados definitivos serão conhecidos após a consolidação das informações referentes à checagem das amostras, que o Inep realiza até esta sexta-feira, 8 de outubro.

Os testes e os questionários em papel do Saeb 2021 serão aplicados no período de 8 de novembro a 10 de dezembro, conforme agendamento e seguindo os protocolos de biossegurança preconizados para prevenção à covid-19. Entre 13 de outubro e 23 de dezembro, serão aplicados os questionários, em formato eletrônico, para dirigentes municipais de Educação, diretores de escolas de educação básica e professores da educação infantil.

O Inep conta com o comprometimento dos gestores das redes de ensino e dos secretários de Educação para a aplicação dos testes e dos questionários, de modo a contribuir para que o Saeb seja fonte de informações as quais orientem a elaboração e a execução das políticas educacionais, conforme previsto no art. 11, da Lei n.º 13.005/2014, referente ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Em 2021, a aplicação seguirá os mesmos moldes do Saeb 2019, com aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e para a 3ª e a 4ª série do ensino médio. Essas mesmas etapas da educação básica serão avaliadas em formato amostral, nas escolas privadas. Além de responderem ao questionário, os estudantes também farão testes de língua portuguesa (leitura) e matemática.

O 2º ano do ensino fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos do 9º ano do ensino fundamental. A novidade de 2021 é que a avaliação da educação infantil, depois da aplicação-piloto ocorrida em 2019, será de forma amostral, por meio de questionários eletrônicos aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa.

Agendamento – Entre 18 de outubro e 5 de novembro, o Inep realizará o agendamento da aplicação dos testes cognitivos e questionários em papel para professores e alunos das escolas que oferecem o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e a 3ª ou a 4ª série do ensino médio. O contato será feito pela Fundação Cesgranrio, empresa especializada contratada pelo Inep para aplicação do Saeb.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações em larga escala que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de aspectos da qualidade educacional. A avaliação é composta por testes cognitivos e questionários, aplicados a cada dois anos em escolas da rede pública, e em uma amostra da rede privada, com a participação de 80% dos alunos de cada ano escolar, em cada escola. Desde 1990 o Saeb aplica testes cognitivos de língua portuguesa e matemática e questionários em etapas específicas da educação básica. Desde 2019, avalia também a educação infantil, essa última apenas por meio de questionários.

O Saeb permite que as escolas e as redes estaduais e municipais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.

Saiba mais sobre o Saeb

Acesse o Sistema Saeb

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/mais-de-6-milhoes-de-alunos-serao-avaliados-no-saeb-2021

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram