Começa a checagem das escolas que farão o Saeb 2021 no território nacional

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou mais uma etapa de preparação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Desta sexta-feira, 17 de setembro, até o dia 8 de outubro, ocorre a checagem das escolas que participarão desta edição de forma amostral. O Saeb 2021 será aplicado no período entre 8 de novembro e 10 de dezembro.

Participam censitariamente do Saeb de língua portuguesa e matemática todas as escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª e 4ª série do ensino médio que cumprem os requisitos da Portaria do Saeb 2021 n.º 250/2021. Há também a participação de uma amostra de escolas particulares nestas disciplinas e uma amostra de escolas públicas e particulares para a avaliação do 2º ano do ensino fundamental e para as disciplinas de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano.

Neste processo de checagem, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora da avaliação, entra em contato com as escolas sorteadas para a avaliação, com o objetivo de confirmar a participação, assim como a quantidade de turmas e alunos que farão as provas. O Inep utiliza a base de dados do Censo Escolar para sortear as escolas. Os perfis e critérios constam na Portaria que estabelece as diretrizes da avaliação (n.º 250/2021). Cabe pontuar que essa amostra de escolas, turmas e estudantes representa as redes estadual, municipal e particular das regiões e dos estados brasileiros. 

Saeb – Realizado desde 1990 pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Confira a Portaria do Saeb 2021

Acesse o Sistema Saeb

Saiba mais sobre o Saeb

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/comeca-a-checagem-das-escolas-que-farao-o-saeb-2021

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram