Undime se reúne com DMEs para discutir um futuro retorno presencial

Nestas quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de julho, a Undime Seccional Bahia, realizou três grandes encontros via GoogleMeet, reunindo um total de 320 Dirigentes Municipais de Educação dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, para discutir ‘um futuro retorno para as aulas presenciais’.

A grande maioria dos DME’s destacaram que neste momento vão continuar com desenvolvimento de atividades não presenciais, mantendo a previsão de retorno semipresencial conforme o planejamento previamente elaborado, conforme o que preconiza a Lei 14.040/2020 e as normativas do Conselho Nacional de Educação e dos seus respectivos Conselhos Municipais.

Nos últimos cinco dias, a Undime Bahia, realizou e participou de reuniões com a UPB, Uncme, FEEBA, CEE e SEC/BA. Durante estes encontros foi apresentado o levantamento da Undime, respondido por 415, dos 417 municípios baianos.

O levantamento traçou um retrato do planejamento pedagógico e administrativo dos municípios baianos, apontando como os municípios estão se preparando para um futuro retorno às aulas presenciais.

Os Dirigentes fizeram questão de destacar a importância do retorno das aulas semipresenciais, mas conforme o planejamento já traçado por cada município, que envolve a realização de licitações para contratação de transporte escolar, alimentação escolar, adequação das escolas e em alguns casos realização de processo para contratação de novos profissionais. Dentro do cronograma previsto de cada município para um futuro retorno, estes processos estão sendo realizados ou ainda serão iniciados.

O levantamento se constitui em um relatório técnico estratégico para a discussão de retorno as aulas presenciais. Mostra a importância do planejamento e evidencia que os municípios já estão neste movimento. Os resultados do levantamento foram apresentados para a Secretaria da Educação e a UPB, na tarde de quarta-feira (14), tendo como encaminhamento o envio de um Ofício Conjunto da UPB e Undime, apresentando as propostas dos municípios de um futuro retorno das aulas presenciais nas redes municipais.

Neste momento, UPB e Undime aguardam o retorno da SEC e Governo do Estado, ao tempo em que o direito a educação segue garantido pelos municípios por meio das atividades remotas, fruto dos planejamentos realizados pelas redes municipais.

Deixe uma resposta

Facebook
YouTube
Instagram