Reaberta a inscrição para certificadores do Enem 2021 pelo INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu, na sexta-feira, 22 de outubro, a inscrição para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A chamada pública para cadastramento e habilitação de colaboradores na RNC foi publicada no Diário Oficial da União, por meio do Edital n.º 65/2021. Os interessados podem se inscrever até 26 de outubro, por meio do Sistema RNC.

A reabertura da inscrição é direcionada aos servidores públicos do Poder Executivo Federal e aos docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais em exercício da docência em 2021, para atuação na certificação dos procedimentos de aplicação das provas do Enem 2021, nos dias 21 e 28 de novembro, nos municípios especificados no Anexo I do edital de reabertura.

Os interessados devem ter, como formação mínima, o ensino médio e não podem estar inscritos como participantes no Enem 2021. No momento da inscrição, os docentes devem preencher a declaração de docência disponível no Sistema RNC, informando nome, CPF, matrícula, cargo que ocupa, secretaria de Educação a que está vinculado, nome da escola em que atua, turnos, número de turmas e carga horária total.

A declaração deverá ser anexada ao sistema até o dia 26 de outubro, em formato PDF e com tamanho máximo de 2 MB. Esse documento deverá ser assinado pelo gestor ou o diretor da escola em que o professor trabalha, conforme previsto no Edital n.º 38, de chamada pública para a RNC 2021.

O Inep publicará a relação dos inscritos homologados e convocados para o curso de capacitação no dia 28 de outubro. A capacitação ocorrerá entre 3 e 8 de novembro.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse o Edital n.º 65 (Reabertura do período de inscrições da RNC)

Acesse o Edital n.º 52 (Prorrogação do período de inscrições da RNC)

Acesse o Edital n.º 38 (Chamada pública para a RNC)

Acesse o Sistema RNC

Saiba mais sobre o Enem

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/reaberta-inscricao-para-certificadores-do-enem-2021

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram