Diretoria Ampliada da Undime realiza reunião de protocolo para volta às aulas presenciais

Na tarde desta segunda-feira (03), a Undime Seccional Bahia, realizou uma reunião com a Diretoria Ampliada para discutir um Protocolo de retorno às aulas da rede municipal, com base na proposta da rede estadual e retomar às atividades presenciais no mês de setembro.

“Nosso Protocolo das Rede Municipais, já foi apresentado e conforme decisão coletiva, não vemos neste momento possibilidade de retorno às aulas presenciais e meio a todas as demandas que temos nos municípios”, destaca o Professor Raimundo Pereira, DME – Dirigente Municipal de Educação de Vera Cruz e Presidente da Undime Bahia.

Para a Professora Perpétua Boaventura, DME de Conceição do Coité e Diretora Undime no Território Sisal, a realidade do município é bem diferente da realidade do estado. “Cada realidade é uma realidade e na condição de entes autônomos, já nos posicionamos e não temos condição de voltar agora, da forma como propõe o estado para a sua rede”.

A Professora Natália Carolino, DME de Nova Viçosa, Diretora Undime no Território Extremo Sul, os municípios estão num momento bem diferente do estado neste momento. “Nós não sabemos como atender o desejo do estado, com relação à reorganização do transporte, que perpassam por questões das mais diversas, dentre elas a ampliação da frota”.

Nogna Alves de Itaberaba, enfatizou que as dificuldades são ascendentes no município. “Nos estamos com a curva crescente e neste momento não encontramos possibilidade de retorno às aulas presenciais em setembro”.

“A única coisa que é comum entre a rede estadual e as redes municipais é o transporte escolar e precisamos saber do estado como será pago esse recurso para atender aquilo que o estado precisa e deseja, atendendo os protocolos de saúde, acrescenta a Professora Perpétua.”

Isa Bacelar, DME de Andaraí, integrante da Diretoria Executiva da Undime Bahia, as redes embora estejam nos municípios, são diferentes do ponto de vista da legislação e autonomia.

“Estamos neste encontro para dizer o que podemos fazer nas nossas redes municipais dentro das nossas possibilidades, pois enquanto ente federativo temos responsabilidade sobre nossas redes, que são as redes municipais e esse é o nosso desafio neste momento”, indica Isa.

A Professora Keila Souza, de Ourolândia, enfatiza que os municípios tem peculiaridades e estas diversidades ampliam os desafios para com o retorno das aulas presenciais. “Precisamos dar um retorno para os município da posição da Undime sobre esta questão”.

Participaram do encontro também, Ducilene Soares Silva Kestering – DME de Sobradinho, Janis Souza – DME de Porto Seguro, Alessandro Sousa – DME de Aurelino Leal, Cinthia Barreto – DME de Santo Antonio de Jesus, Sheila Mascarenhas – DME de Planaltino, Cristiane Maia – DME de Senhor do Bonfim, Edna Alves – DME de Malhada de Pedras, Neurelene Martins – DME de Camaçari, Jucelino Rios – DME de Pé de Serra, Manuela Teixeira – DME de Araci, Mychely Teles – DME de Licínio de Almeida, Cristine Matos – DME de Acajutiba e Flávio Vasco – DME de Cristópolis, além da Equipe Técnica da Undime Bahia.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram