Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas nos Referenciais Curriculares

📚 PROGRAMA DE (RE)ELABORAÇÃO DOS REFERENCIAIS CURRICULARES NOS MUNICÍPIOS BAIANOS 📚

🖥️ Web TV Undime Bahia

🤗 Live 24 – A importância da abordagem da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas nos Referenciais Curriculares dos Municípios da Bahia

📝 30 de junho de 2020, 14h00min 📝

🥳 Público – Alvo: Educadores das redes municipais de ensino integrantes das Comissões de Governanças e dos Grupos de Estudos e Aprendizagens

Saudações Educacionais,
Todos e todas prontos! Vamos iniciar a Etapa II do Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos. Começaremos os estudos e reflexões sobre as modalidades da educação.
Nossa primeira Live será sobre a modalidade da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosos. O objetivo central desta Live é refletir sobre a importância da abordagem da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas nos Referenciais Curriculares dos Municípios Baianos, apresentando suas especificidades, colaborando assim, no processo de elaboração ou ressignificação desses documentos. A organizadora da Live é a Profa. Josinélia Moreira, que compõe a equipe de especialistas do nosso Programa. Confiram as temáticas que serão abordadas e convidados:

🤝 Temáticas e Convidados:

👉🏽 EJA ou EPJAI: os sujeitos da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e o direito a educação de qualidade
👩🏾‍💻 Josinélia dos Santos Moreira, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB /Jequié (2006), Especialização em Educação Especial pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC/Jequié (2007) e Especialização em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-Brasileiras pela UESB/Jequié (2009). Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2013). Foi bolsista (2010) do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação FORD – IFP. Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2018). Bolsista CAPES no Doutorado Sanduíche (Doutorado Intercalar) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – Portugal, no período de 01 de março a 30 de junho de 2017. Compõe a equipe de especialistas do Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos.

👉🏽 A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e as Lacunas na BNCC: a importância da abordagem da EPJAI nos Referenciais Curriculares dos Municipais Baianos
👨🏿‍💻 Benedito Gonçalves Eugênio, Possui graduação em licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002), graduação em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2010), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

👉🏽 O que os sujeitos precisariam considerar em relação à EPJAI na reformulação do currículo?
👨🏻‍💻 José Jackson Reis dos Santos, Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com estágio doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn/Uesb – Mestrado Acadêmico). Desenvolve trabalhos de pesquisa, ensino e extensão na área de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. É autor de vários livros, entre eles: “Educação de pessoas jovens, adultas e idosas: interfaces entre o direito à educação, educação popular, currículo(s) e saberes experienciais. Coordena o Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas DFCH/Uesb/CNPq). Membro da Rede Internacional de Pesquisa Colaborativa (BRASILUEJA/ MPEJA/Uneb).

A mediação da Live será realizada pelo Prof. Renê Silva, Coordenador do Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos. Teremos também a participação e acompanhamento da equipe da Profa. Fernanda, Profa. Eronize Lima, Profa. Zuma Castro e Prof. Marcos Paiva, também membros a Equipe de Especialistas do Programa.

📲 Links para acesso:
🖱️ Canal no YouTube – https://www.youtube.com/watch?v=XWZGWkdkReI
🖱️ Página no Facebook – https://www.facebook.com/webtvundimebahia

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram