“Os sujeitos se autorizam dentro do processo de construção de currículos”, Herbet Gomes

Durante a 21ª Live da Web TV Undime Bahia, a concepção de Currículo e Política de Currículo para os municípios baianos foi a temática abordada para profissionais da educação e integrantes das Comissões de Governanças.

“Entender a concepção do campo de currículo, nos remete à compreensão dos direitos garantidos na legislação, indicando a institucionalização dos norteadores das políticas de currículo”, destaca o professor Herbet Gomes, um dos colaboradores com a discussão sobre a temática.

Ele lembra que a base legal está na LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, onde os sujeitos se autorizam atendendo aquilo que lhes referencia, que são específicos dos seus fazeres cotidianos.

“Nossa concepção de currículo, encontra fundamento na LDBEN, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, nos Planos Decenais, a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, indicando inclusive que as peculiaridades sejam atentadas e atendidas”, acrescenta.

A mediação da Live será realizada pelo Prof. Renê Silva, Coordenador do Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos. Teremos também a participação e acompanhamento da equipe da Profa. Fernanda, Profa. Eronize Lima, Profa. Zuma Castro e Prof. Marcos Paiva, também membros a Equipe de Especialistas do Programa.

Herbet Gomes da Silva, Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia UFBA. Doutor em Educação (Universidade de São Paulo), Mestre em Ciências (USP), Especialista na área ambiental e Licenciado em Ciências Biológicas. Atua na área de Currículo, Formação de Professores, Gestão Escolar, Ensino de Ciências Biológicas, Filosofia e História da Ciência, Aprendizagem, Cognição e a Biologia do Conhecer. Pesquisador do FORMACCE em Aberto (UFBA) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia do Conhecer – GPEnCiBiC da Universidade de São Paulo. Com 20 anos de atuação na Educação Básica, é Professor, foi Gestor de Desenvolvimento Curricular da Secretaria do Estado da Educação de São Paulo e Coordenador Regional de Implementação do Regime de Colaboração da Base Nacional Comum Curricular do Estado de São Paulo com a UNDIME/SP. Foi Gestor da Diretoria de Currículo, Inovação e Tecnologias Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado da Bahia na fase de homologação do Documento Referencial Curricular da Bahia – Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram