“Nossa política de currículo é autoral e autorizante sobre nossas redes”, Cristiana Ferreira

Durante a 21ª Live da Web TV Undime, a discussão sobre a concepção de Currículo e Política de Currículo para os municípios baianos contou com a contribuição da Professora Cristiana Ferreira do Santos, que é da Rede Municipal e São Francisco do Conde.

“Temos a satisfação e o privilégio de poder contar com a participação do Professor Roberto Sidney neste processo formativo, que é inacabado, singulares e plurais, com olhares de dentro para fora e de fora para dentro, se se ampliam dentro das provocações que vão acontecendo nos fazeres curriculantes”, destaca.

Ela lembra que pensar na política de currículo, a participação das várias mãos precisa ser exercitada, uma vez que os documentos curriculares que existem, enquanto orientadores, precisam ser consultados a todo momento, porém os municípios não podem perder suas referências.

“Sempre tem alguma coisa que construímos em nossas escolas, precisamos avaliar e mensurar o que foi e o que está sendo realizado em nossas redes municipais de ensino, buscando as fundamentações legais, sob as perspectivas das resoluções que regulamentam e indicam os princípios legais, atendendo as peculiaridades”, ressalta.

A mediação da Live será realizada pelo Prof. Renê Silva, Coordenador do Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos. Teremos também a participação e acompanhamento da equipe da Profa. Fernanda, Profa. Eronize Lima, Profa. Zuma Castro e Prof. Marcos Paiva, também membros a Equipe de Especialistas do Programa.

Cristiana Ferreira do Santos, graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade do Estado da Bahia e em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Hélio Rocha. Cursou as disciplinas EDCA 032 – Currículo e Formação e EDC590 – Currículo, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, como aluna especial. Participa do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação (FORMACCE) e do grupo de Educação e Pesquisa em Educação Integral (GEPEI) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. É membro do Comitê Baiano de Educação Integral. Com 26 anos de atuação na Educação Básica, foi diretora de Currículos Especiais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, formadora do Instituto de Educação e Pesquisa no Estado de Pernambuco, dos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes e no Estado da Bahia no município de Juazeiro. Articuladora didática do Referencial Curricular do Ensino Fundamental dos anos finais do município de Salvador. Diretora Pedagógica do Município de São Francisco do Conde e coordenadora geral do processo de elaboração do Referencial Curricular Franciscano.

Deixe uma resposta

Facebook
YouTube
Instagram