“A interface dos PPP’s e a contemplação das dez competências da BNCC”

A Base Nacional Comum Curricular é o documento que determina os direitos de aprendizagem de todo aluno cursando a Educação Básica no Brasil e possui 10 Competências Gerais que operam como um “fio condutor”.

Durante uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (24) por meio de hangout, proposta pela equipe da UNDIME Bahia e conduzida por Renê Silva, o professor Celso Vasconcellos, destacou a necessidade de não perder de vista a necessidade do exercício constante do propor e o fazer pedagógico.

“Penso que muitas vezes as redes propõe muitas vezes que suas escolas e instituições, elaborem e tenham seus PPP’s, mas elas não tem um PPP da rede”, destaca.

Ele ainda acrescenta que “a interface dos PPP’s e a contemplação das dez competências da BNCC deve ser algo discutido e fomentado cotidianamente nas escolas, juntos àqueles que estão no chão da escola”.

As competências nas quais a base menciona, devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo de todos os anos da Educação Básica e, por isso, permeiam cada um dos componentes curriculares, das habilidades e das aprendizagens essenciais especificados no documento da BNCC, além daqueles que serão inseridos nos currículos locais.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram