Planaltino propõe tecer saberes, inovar experiencias e construir identidades

Nessa quarta-feira (12) os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Planaltino, participaram dos Diálogos Pedagógicos 2020 – a Jornada Pedagógica – evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação.

Durante três dias (12, 13 e 14 de fevereiro) serão realizadas atividades de integração, planejamento e troca de experiências, cujo tema norteador é a BNCC na escola: tecer saberes, inovar experiencias e construir identidades – Tema da palestra magna ministrada por um dos maiores pesquisadores em Currículo no país, o Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo, da UFBA.

A Jornada Pedagógica traz atividades diversificadas para o fortalecimento de práticas educativas e socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes. Durante os três dias de trabalho, os participantes fazem uma avaliação do ano letivo de 2019 e discutem o Projeto Político Pedagógico das escolas, além do planejar as atividades interdisciplinares a serem realizadas em cada unidade escolar em 2020.

O palestrante inseriu a BNCC na prática: desafios e possibilidades. Diante de um auditório de docentes, o tema bastante discutido no Brasil foi abordado de maneira simples e produtivo. Diversos temas sobre a BNCC foram abordados, como as três principais possibilidades abordadas no novo documento: a responsabilidade da escola pelo desenvolvimento socioemocional do aluno, que não cabe apenas à família; a aproximação da tecnologia no processo de aprendizagem: “a escola fazendo as pazes com a tecnologia”, e o desenvolvimento de metodologias efetivas, como pesquisas sobre conteúdos levantados nas aulas. Foi uma noite de muito aprendizado produtivo para a educação de Planaltino.

A secretária da Educação, Sheila Tranzilo, frisou sobre a importância de investimentos feitos na educação, ressaltando acreditar na força da equipe para continuar obtendo bons resultados no processo educacional. Tranzilo destacou ainda nomes importantes que ajudaram no Planejamento Pedagógico nos anos anteriores, salientando a participação do Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo como mais um que ajuda a construir conhecimento inerentes a serem aplicados pelos docentes na visão educacional no que tange ao tema discutido.

Fonte | Foto: Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
YouTube
Instagram