Home / Notícia / UNDIME e ABRINQ
UNDIME E FUNDAçãO ABRINQ VãO ANALISAR AGENDA LEGISLATIVA PARA ATUAR NO CONGRESSO
Publicação: 07/11/2018

O fortalecimento da parceria entre a Undime e a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente vai permitir a análise de proposições legislativas na área da educação em andamento na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Em reunião realizada na tarde da última terça-feira (6), em Brasília (DF), o Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE e Presidente da Undime, Alessio Costa Lima alinhou com a Administradora Executiva da Fundação, Heloísa Oliveira, um possível fluxo de trabalho conjunto para acompanhamento das propostas que vêm sendo discutidas na Agenda das duas Casas Legislativas, de modo a permitir a aproximação das análises das instituições e a defesa da política educacional voltada à infância do país. 

O projeto de parceria deve ser incluído como um dos itens da pauta da próxima reunião de Diretoria da Undime, marcada para o próximo dia 6 de dezembro. O presidente da Undime espera que, em conjunto, os dirigentes municipais que compõem a cúpula da instituição possam estabelecer uma escala de relevância das pautas mais urgentes para definirem sobre quais é preciso atuar de modo mais direto.

“Nossa preocupação é com a ênfase desnecessária sobre algumas matérias, em detrimento de outras questões prioritárias e de maior relevância para a educação do Brasil”, afirmou Alessio. 

A partir do trabalho de monitoramento que já vem sendo realizado pela Fundação Abrinq no Congresso Nacional, a ideia é que seja possível avaliar, em uma seleção de 10 temáticas que permeiam a Educação, quais matérias em debate geram mais impactos aos direitos das crianças e adolescentes.

No Observatório da Criança e do Adolescente, ferramenta criada pela Fundação Abrinq, é possível ter acesso às 213 proposições selecionadas como as mais significativas de um universo de 1.131 projetos apresentados no Poder Legislativo. Estas foram analisadas pela equipe da Fundação e disponibilizadas no site, onde também se pode visualizar uma espécie de ficha técnica sobre o status e encaminhamentos dados à matéria, que ajudarão a subsidiar a avaliação e a estratificação de Projetos de Lei, Emendas Parlamentares e demais textos complementares em debate na Câmara e no Senado.

Fonte e Fotos: Undime