Home / Notícia / Conselheiros Municipais
UNDIME PARTICIPA DO SEMINáRIO DE FORMAçãO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAçãO
Publicação: 08/06/2017

Acontece, concomitantemente, no município de Amargosa e Santo Antonio de Jesus o Seminário de Formação para Conselheiros Municipais de Educação “Projeto Saber Melhor” promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais - UNCME em parceria com o Ministério Público Estadual e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime cujo tema é "O Papel dos Conselheiros Municipais de Educação no Monitoramento, Implementação e Fiscalização das Políticas Educacionais".

O encontro tem como objetivo o empoderamento dos conselheiros para uma atuação mais qualificada na função, mas, sobretudo, que possam atuar à frente das Comissões Coordenadoras responsáveis pela Avaliação dos Planos Municipais de Educação de forma mais contundente.

O Presidente da Undime/BA, participou da abertura dos trabalhos no município de Amargosa ao lado do Promotor de Justiça da comarca de Amargosa o Sr. Marcelo Moreira que explanou sobre “O Papel do Ministério Público na Educação”, da Secretária de Educação de Amargosa, professora Marcia Batista, a presidente do CME professor Jucélia Ribeiro, representante da APLB professora Rosiane Cabral, representante da UNCME Vitória Brandão, representante do Fórum Estadual de Educação a professora Maria Couto e o Exmº Sr. Prefeito de Amargosa Julio Pinheiro.

À tarde em Santo Antonio de Jesus a pauta teve início com a fala da professora Alda Pepe Conselheira do Conselho Estadual de Educação, seguida da fala da Undime e, posteriormente, pela professora Maria Aparecida que representou a UNCME e tratou da participação dos Conselheiros no processo do Monitoramento e Avaliação dos Planos.

Nos dois eventos, Amargosa pela manhã e Santo Antonio de Jesus à tarde, o professor Williams Panfile aproveitou o tempo de fala para, em nome da Undime, apresentar a Rede de Assistência aos Municípios – PME bem como informar aos presentes sobre o papel e importância desta para a orientação aos municípios no processo do Monitoramento e Avaliação dos Planos - ação que tem força de Lei e que o seu descumprimento poderá causar sérios problemas aos municípios.

O evento seguirá com a programação voltada para oficinas temáticas, todos elas de grande relevância para o trabalho dos conselheiros.

Do Território do Vale do Jiquiriçá estiveram presentes os municípios de Amargosa, Milagres, Laje, São Miguel das Matas, Jiquiriçá, Maracás, Itiruçú, Planaltino, Elísio Medrado, Santa Inês, Brejões, Mutuípe, Nova Itarana, Ubaíra, Lafaiete Coutinho, e Itaquara.

Do Território do Recôncavo compareceram os municípios de São Félix, Conceição do Almeida, Santo Antônio de Jesus, Castro Alves, Salinas das Margaridas, Governador Mangabeira, Muritiba e Varzedo.