Home / Notícia / Base Nacional Comum Curricular
EDUCAçãO FINANCEIRA é CONTEúDO PASSA A SER ASSUNTO OBRIGATóRIO EM SALA DE AULA
Publicação: 29/10/2018

Boletos pagos e contas bancárias atravessando o mês no positivo. Essa tranquilidade da vida adulta pode não ter muito sentido para crianças e adolescentes, o que não significa que informações sobre economia não possam ser introduzidas na vida escolar. Tanto pode que, a partir do ano que vem, o tema torna-se assunto obrigatório nas salas de aula do país.

A decisão está na Base Nacional Comum Curricular, de 2017, que prevê o ensino de educação financeira aos estudantes do infantil e do fundamental. Com isso, cabe a cada instituição inserir o tema dentro das disciplinas já existentes na grade curricular, sem a necessidade da criação de uma matéria para isso.

Os alunos das turmas infantil 4 e 5 do Pensi Lobinho, em Icaraí, tiveram contato com o assunto este ano, quando educação financeira virou disciplina vivenciada por eles três vezes por semana. De forma lúdica e sem compromisso em explicar o real valor do dinheiro, as aulas têm o objetivo de transmitir consciência sobre consumo. 

— A educação financeira é uma ferramenta que, se aplicada desde cedo, pode ser fundamental na construção de uma base equilibrada na relação com o dinheiro na vida adulta — aponta a coordenadora de educação infantil da escola, Marcia Pontes.

Fonte: O Globo