Home / Notícia / Educação Especial
SECRETARIA DE EDUCAçãO DE ITABERABA CELEBRA O DIA NACIONAL DO SURDO
Publicação: 26/09/2018

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Itaberaba no Território Piemonte do Paraguaçu, promoveu encontro, durante essa quarta-feira (26), em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, com palestra e mesa-redonda com a finalidade de promover a reflexão sobre os direitos e a inclusão social das pessoas surdas, combater o preconceito e a discriminação, pela manhã e à tarde.

O evento foi ralizado no Auditório Profª Floracy Alencar de Andrade Melo — anexo à Seduc, a partir das 8h30 (turno matutino) e 13h30 (turno vespertino). A palestra de abertura terá o tema “Identidade e Cultura Surda” e será conduzida pela pedagoga Nilza Vilela. Em seguida acontecem as mesas-redondas que tratarão de temas relacionados com “Os desafios do surdo na sociedade”, “Superando barreiras através da educação e do esporte” e “Acessibilidade na comunicação dos Surdos”.

Além disso, a programação contemplará, ainda, atrações culturais, com a participação e performance de alunos da Rede Municipal de Ensino (RME), a exemplo do “Momento Poético” com Elder — aluno do 2ºano da Escola Municipal Paulo Freire; “Brasil minha Pátria, Libras Minha língua” com Piadas Surdas — Raissa, aluna do Instituto Municipal de Ensino (INSME) e “Lua de Mel” com Rafaela — também aluna do INSME e o quadro “Árvore Surda”, à tarde acontecem a apresentação Teatral — Grupo Teatral Libras em Ação; e a mostra do filme: Anime Koe No Katachi, “A Voz do Silêncio”.

O Dia do Surdo é comemorado em diversos países, geralmente no mês de setembro, em nosso país a data foi instituída pela Lei Nº 11.796/2008, que determinou o dia 26 de setembro de cada ano como o Dia Nacional dos Surdos. Essa data foi escolhida em razão de ser um marco histórico para a comunidade surda no país, com a fundação da primeira escola de surdos no Brasil.