Home / Notícia / Encontro de DMEs
TREZE MUNICíPIOS PARTICIPAM DO EDUCAVALE NESTA QUARTA-FEIRA NA CIDADE DE BREJõES
Publicação: 19/09/2018

Nesta quarta-feira (19), o município de Brejões, recebeu o Encontro de Dirigentes Municipais de educação do Território de Identidade de Vale do Jiquiriçá, Educavale, e na oportunidade, a Professora Luana Almeida, DME local, deu boas vindas as presentes.
“Abraçar a todos os presentes e dizer que para nós é um prazer receber todos estes municípios aqui representados para discutirmos as questões que interessam e que são fundamentais para repensarmos a nossa prática educacional”, destaca.
Luana ainda acrescentou que a presença do Presidente da Undime Bahia engrandece o encontro. “Obrigado Williams por esta aqui conosco fortalecendo a nossa educação municipal. Mesmo com sua agenda cheia, você consegue sempre um tempinho para fortalecer nossa educação municipal”.
O Dirigente Municipal de Educação de Santa Inês e Coordenador do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá, Educavale, Marcos Paiva, ao fazer uso da fala na abertura do encontro que acontece em brejões, falou da importância das pautas dos encontros.
O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado, Williams Panfile Brandão, Presidente da Undime Seccional Bahia ressaltou que o Fórum de Dirigentes, se reúne mensalmente com pautas elaboradas pelos dirigentes e cada mês o encontro acontece em uma cidade diferente. Na fala do Professor Williams, ele faz uma relato sobre as ações / atividades da Undime nos meses de agosto e setembro.
“Nós estamos correndo muito para poder está mais perto dos municípios. Até o momento já chegamos há 13 territórios e nossa previsão até o final do ano é chegar a 16 territórios, sempre com o objetivo de fortalecer a educação pública dos municípios”, destaca o Professor Williams.

Logo após a sua fala, ele seguiu para Salvador e de lá para Brasília, onde foi cumprir agenda da Undime Nacional participando do Seminário “O que funciona em educação? Inovações e uso de evidências em políticas educacionais”, que acontecerá Escola Nacional de Administração Pública – Enap (SPO - Asa Sul, Brasília - DF, 70610-900).

“Este será um evento para gestores educacionais das esferas federais, estaduais, municipais e pesquisadores da área e em meio a todas as inovações sobre o processo educacional, não podemos deixar de participar de discussões tão pertinentes e significativas”, acrescenta.

“Nós temos encontros mensais e a cada reunião, que acontecem em municípios diferentes do Vale do Jiquiriçá, estamos atentos ás demandas dos nossos municípios e aqui em Brejões, temos a presença do Presidente da Undime, apresentando as últimas ações da instituição dos meses de agosto e setembro, o Professor Mestre Renê Silva, focando os índices do Ideb no Território e os relatos de experiências da colega de Laticínio de Almeida, Mychely Teles”, acrescenta Marcos Paiva.

Marcos ainda lembra que as experiências do Educavale tem sido levadas para outros territórios. “Além de estarmos participando de encontros em outros territórios por meio da Undime, estamos também trazendo outros territórios para dialogar conosco e nos fortalecermos”.

O Professor Mestre Renê Silva apresentou e refletiu com os presentes os dados do Ideb por município no Território de Identidade. “Penso que precisamos primeiramente repensar sobre o índice que não representam de fato as redes em sua totalidade, por que só participam do processo em sua maioria os estudantes da cidade, só são aplicadas as avaliações na séries finais de cada etapa e nos componentes curriculares de português e matemática”, destaca.

Renê enfatiza que o grande desafio para as redes municipais é criar suas próprias avaliações. “Se não avançarmos para a criação de nossas avaliações que pensem na totalidade, continuaremos enfrentando estes problemas apresentados”.
Durante a fala de Renê, dirigentes municipais e técnicos que participam do encontro, foram realizando algumas observações e pontuando o que pensam e como acontece a política pública nos seus respectivos municípios.
O trabalho foi concluído com os relatos de experiências do município de Licínio de Almeida, realizado pela DME Mychely Teles que apresentou um pouco das ações desenvolvidas no município ao longo dos seus sete anos à frente da Secretaria Municipal de Educação.

“Mais um resultado do Ideb foi divulgado, nós nos preocupamos com a continuidade do trabalho realizado em nosso município e desde 2017 nossos resultados são crescentes, pois são realizados com foco”, destaca.

Ela ressalta que “quem falta, faz falta e todo dirigente de educação precisa entender isso e Licínio de Ameida tem o 5º melhor Ideb da Bahia e a melhor proficiência de matemática do estado e estamos aqui para falar um pouco deste feitos”.
Estiveram presentes os municípios de Brejões, Elísio Medrado, Amargosa, Ituruçú, Milagres, Nova Itarana, Santa Inês, Maracás, Jaguaquara, Itaquara, Irajuba, São Miguel das Matas e Licínio de Almeida.

Foto: Magno Bastos - Undime Bahia

>>>>> Veja as Fotos