Home / Notícia / Desafios Tecnológicos
PROGRAMA EDUCAçãO CONECTADA COM NOVO AMBIENTE VIRTUAL PARA COMPARTILHAR CURSOS ON-LINE
Publicação: 06/09/2018

O Portal dedicado à divulgação de informações do Programa Educação Conectada acaba de ganhar uma nova plataforma, a AVA MEC. Disponível para estados e municípios que desejam disponibilizar seus cursos on-line, o ambiente foi criado de forma a contribuir com a formações dos profissionais da educação, a partir do uso colaborativo de seus participantes.

Nele, é possível conceber, administrar e desenvolver diversos tipos de ações formativas, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, conjuntos e diversas outras formas de apoio educacional a distância ao processo ensino-aprendizagem. Além da busca por instituições que já aderiram, a plataforma também permite a visualização de cursos já disponibilizados por parceiros e colaboradores

Com outras duas plataformas já lançadas, o Programa de Inovação Educação Conectada tem utilizado ambientes virtuais para auxiliar no fomento ao uso de tecnologia digital. Na Plataforma Integrada professores, estudantes e comunidade em geral encontram ferramentas e conteúdos educacionais digitais para atender fins educacionais; e na Plataforma Evidências ficam armazenados a rede de avaliadores de tecnologias educacionais e o sistema de avaliação de tecnologias educacionais, onde acontece o processo de inscrição, avaliação e precificação de tecnologias educacionais destinadas ao uso em instituições do sistema público de ensino.

O programa

O Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.

Para isso, o Programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso de tecnologia digital tenha efeito positivo na educação.

Para saber mais, acesse o link.

Fonte: Undime com informações do MEC