Home / Notícia / Último Dia do FNEx
ÚLTIMO DIA DO FNEX DISCUTE A BNCC, CIDADES EDUCADORAS E TRAJETóRIAS DE SUCESSO ESCOLAR
Publicação: 17/08/2018

Para abrilhantar o último dia do 7º Fórum Nacional Extraordinário da Undime em Recife, público assistiu na abertura das atividades uma apresentação do Coco de Ogan, grupo que nasceu do Projeto desenvolvido pelo Centro Cultural Nação Ogan de Olinda e que desenvolve oficinas culturais inspiradas pela cultura popular. No repertório, uma mistura de sons resgatando o clássico Coco de Roda pernambucano.

Logo em seguida, as Mesas de Debate foram formadas e a primeira discorreu sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular. O fomento das discussões, contou com a participação do Vice-Presidente do Consed e Secretáro de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, do Diretor de Currículos e Educação Integral da SEB/MEC, Raph Gomes Alves, Assessor do FNCE, Felipe Salomão e do Relator da Comissão da BNCC no CNE, Joaquim José Soares e do presidente da Uncme, Manoel Humberto Gonzaga. A mesa foi mediada pelo dirigente municipal de Sud Mennucci de São Paulo e Presidente da Undime no estado, Luiz Miguel Garcia.

Na sequência, abordando experiências educacionais de sucesso, no palco principal do Centro de Convenções, a ministra da Educação da Província de Santa Fé Rosário na Argentina, Claudia Balague, o antropólogo e educador mineiro, Tião Rocha e o Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo no Ceará e Presidente da Undime, Alessio Costa Lima, fomentaram o tema Cidades Educadoras - Garantindo o Direito à Educação, relatando a vivência dos especialistas na consolidação de iniciativas bem-sucedidas e o resultado de apostas criativas para melhorar a educação. Debate contou ainda com a participação da Gerente do Conviva Educação, Anita Stefani.

No período da tarde, aconteceu o lançamento do Trajetórias de Sucesso Escolar, iniciativa do UNICEF, em parceria com a Samsung, que busca reverter melhorar os índices de distorção idade-série no Brasil. Para falar do projeto,o Chefe da Área de Educação da UNICEF no Brasil, Ítalo Dutra, palestrou e contou com a coordenação do DME de Jerônimo Monteiro no Espírito Santo e Presidente da Undime no estado, Vilmar Lugão.

Foto: Magno Bastos - Undime Bahia

>>>>> Veja as Fotos