Home / Notícia / Reunião Extraordinária Nacional
UNDIME DELIBERA SOBRE O 16º FóRUM NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAçãO
Publicação: 03/06/2017

No dia 2 de junho em Brasília, aconteceu o segundo dia do encontro com diretoria executiva da Undime e as presidências das seccionais. O foco nesse dia foi a Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Representantes, que aconteceu na parte da manhã e as deliberações tiveram como foco o 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Na oportunidade do encontro foi possível refletir também sobre o Manual de Governança e o Estatuto da Instituição, bem como, projetos e parceria da Undime e seccionais.

No período da tarde aconteceu a Reunião com o FNDE. Tratou-se aqui de vários programas do Governo Federal, como por exemplo:

Brasil Carinhoso cuja informação apontou créditos até o final de maio para os municípios que ficaram com pendências de 2016;

PDDE (Unidade Executora) também se encontra em processo de pagamentos restantes de 2016. Para consulta acesse: http://www.fnde.gov.br/pls/internet_pdde/internet_fnde.PDDEREX_2_PC Para o exercício de 2017 os créditos de 40% estão previstos para julho.

Brasil Alfabetizado - A Secadi solicita aos DMEs e Prefeitos que acessem o sistema Brasil Alfabetizado para verificarem alertas e comunicados de possíveis diligencias feitas pelo PPALFA. O atendimento da diligência é indispensável para a equipe do Programa concluir a análise do Plano apresentado.

Novo Mais Educação – A coordenação da SEB, responsável pelo Programa, criou um grupo com as Secretarias Executivas da seccionais para informar sobre a implementação do Programa. Na última mensagem, foi enviado o relatório sobre a situação do cadastramento das escolas no sistema de monitoramento do programa. (Previsão de crédito dos 40% restante para julho).

Conselho de Alimentação Escolar - CAE – Um total de 52 municípios que estão ou poderão vir a ter recursos da merenda bloqueados.

PNAE – São 82 entidades suspensas de receber os recursos por mandato vencido ou prestações de contas em atraso.
De fato, um momento muito importante para esclarecimentos, informes e orientações úteis aos municípios.