Home / Notícia / Dia D da BNCC
PLANALTO PROMOVE O DIA DE DISCUSSãO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Publicação: 31/07/2018

Nesta segunda-feira, 30, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura realizou o Dia da apropriação da Base Nacional Comum Curricular das redes das escolas Estadual, Municipal e Particular, em regime de colaboração.

Participaram do dia “D” de discussões sobre a BNCC as equipes pedagógicas, professores e gestores das unidades escolares das redes Municipal, Estadual e Particular, além do Palestrante, Giovanni Lira que abordou sobre o assunto em questão.

O evento teve como objetivo conhecer os aspectos estruturantes e pedagógicos da BNCC, compreender a estrutura e os organizadores curriculares das etapas, áreas do conhecimento e os seus componentes curriculares, bem como reconhecê-la como documento normativo para a elaboração da Proposta Curricular das redes Estadual, Municipal e Particular e, a partir disso criar a Comissão da Governança Municipal.

Oficinas conduzidas pelas equipes pedagógicas aos gestores e professores nortearam as atividades no período vespertino. Iniciativas estas que contribuem para a discussão dos textos introdutórios da Base e da Estrutura da BNCC.

“Neste breve dia, foi feita uma apresentação da BNCC para as etapas da Educação Básicas, mas não resta dúvida de que é muito diferente o desafio de colocar em prática cada uma delas, em que se enfrentam problemas distintos, também não sendo nada fácil a articulação entre as fases. Emfim, este é um programa de caráter geral que ganhará realidade quando realmente constituir base para os currículos, estes sim elaborados e realizados no contexto escolar. É natural que haja repercussão de curto e médio prazo na formação continua e inicial de professores. No entanto, desde cedo tem início um trabalho de interpretação e preparação para efetivar o que a BNCC preconiza. O dia D de apropriação se mostrou como uma breve contribuição nesse sentido”, finalizou a equipe da SMEC.