Home / Notícia / Undime | BNCC
SECRETARIA DE EDUCAçãO DE SAJ NOMEIA COMISSãO DE GOVERNANçA PARA O PROCESSO DA BNCC
Publicação: 13/07/2018

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC que foi homologada em dezembro de 2017 é um documento de caráter normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todas os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Nessa perspectiva, Estados e municípios devem somar esforços para discutirem e reformularem os seus currículos em conformidade com a BNCC, bem como as suas especificidades locais.

A Secretaria Municipal de Educação de Santo Antonio de Jesus aderiu ao PACTO PELA BASE. Esta adesão foi celebrada entre a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Bahia, (Undime) que corroborará na dinâmica de orientação ao município de Santo Antonio de Jesus, de modo a assegurar o melhor caminho para a construção coletiva de uma educação de qualidade social.

A secretaria Municipal de Educação de Santo Antonio de Jesus, nomeou, através de portaria, uma Comissão de Governança para o processo de (re)elaboração curricular no âmbito do município, considerando a BNCC, formada por representantes indicados pela Secretaria Municipal de Educação, pelo Conselho Municipal de Educação, por representantes das Redes Estadual, Municipal e Particular de Ensino, das Instituições de Ensino Superior e de Representantes da APLB Sindicato. Este Grupo de Trabalho se responsabilizará pela coordenação do processo de (re)formulação curricular no município de Santo Antonio de Jesus, cabendo, por conseguinte, uma consistente articulação com os representantes das escolas públicas e privadas, haja vista a fundamental participação de tais atores nesse movimento de efetivação de uma nova política curricular.

Para a implementação da BNCC, a Comissão de Governança já deu alguns passos. No dia 24 de abril foi realizado o I Estudo em Rede da Base Nacional Comum Curricular com o tema: BNCC E A NOSSA REDE DE ENSINO: que cidadãos queremos formar? O encontro contou com a participação da Professora Zuma Castro coordenadora Estadual de currículo e da professora Fernanda Karla coordenadora curricular Estadual de etapas. Neste primeiro momentos foram mobilizados os coordenadores pedagógicos das escolas publica e privadas do município. A Comissão de Governança tem se reunido para planejamento das próximas etapas de mobilização e estudos sobre a BNCC.

 O próximo passo será mobilizar professores, diretores, especialistas e outros profissionais da educação do processo de discussão da BNCC para organizar elementos que deem conta da elaboração de um currículo para a rede municipal de educação, buscando respeitar a diversidade local, regional, histórica, social e política. Com esse propósito a Secretária Municipal de Educação e a Comissão de Governança planejou o segundo Estudo da BNCC para o dia 23 de julho de 2018.

Destacamos também que foram encaminhadas orientações para as escolas públicas e privadas sobre o processo de construção dos currículos, a fim de que as unidades escolares possam realizar o levantamento das propostas curriculares existentes dentre elas: Projeto Politico Pedagógico, Currículos existentes, e demais documentos correlatos e que de posse desse documentos da normativa da BNCC possam organizar grupos de estudos nos horários das atividades complementares.