Home / Notícia / Imortal Paulo Freire
MOACIR GADOTTI CELEBRA OS 50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO NO VIRTUAL EDUCA
Publicação: 06/06/2018

O novo teatro do Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA) ficou lotado, nesta quarta-feira (6), durante palestra do presidente de honra do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, que falou sobre o legado de Paulo Freire, em especial dos 50 anos do livro “Pedagogia do Oprimido”. A atividade faz parte da programação do XIX Encontro Internacional Virtual Educa – um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação, que está acontecendo no CEIA, até esta sexta-feira (8).

 “O livro Pedagogia do Oprimido é um marco na história mundial, protagonizado pelo maior educador do século XX e esse livro fantástico, profundo, que encanta e mobiliza, é um divisor de água entre uma pedagogia autoritária e uma pedagogia mais humanizada. A celebração dos 50 anos de lançamento está permitindo um ressurgimento dessa visão humanista de Paulo Freire de trabalhar com a liberdade do aluno, de incentivar o seu protagonismo”, afirmou Gadotti, ao falar sobre a apresentação no âmbito do Virtual Educa. “Estou encantado de estar aqui e ver esta efervescência política e pedagógica. A Bahia mostra o seu protagonismo na Educação com Walter Pinheiro à frente, que trouxe o Virtual Educa para o Estado”.

O professor Gadotti também falou sobre os resultados da aplicação dos testes cognitivos da 10ª Etapa do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA) que é aplicado pelo Instituto Paulo Freire. Na plateia, o operador de máquinas Francisco Bispo dos Santos, 56 anos, que acaba de concluir o curso no TOPA, assistia a tudo com satisfação.

“Estou muito feliz de estar aqui.A experiência que tive com o TOPA foi uma oportunidade que Deus mandou e eu agarrei com vontade. Hoje, escrevo o meu nome, faço um bilhete, não erro mais o ônibus e dou conselho a todos em minha volta para fazer como eu”, diz.