Home / Notícia / Para além das fronteiras
VIRTUAL EDUCA BAHIA 2018 é ABERTO COM EDUCADORES DA AMéRICA LATINA, CARIBE E ÁFRICA
Publicação: 04/06/2018

A convergência entre inovação, tecnologia e educação é o mote do XIX Encontro Internacional do Virtual Educa Bahia, que desembarca no estado com uma programação diversificada.

Os diferentes idiomas e sotaques pronunciados no teatro sinalizaram o alcance do encontro, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação que, pela primeira vez, é sediado na Bahia.

Com o tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, o Virtual Educa promoverá o debate de ações e experiências bem-sucedidas nas práticas de ensino e aprendizagem, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas.

Segundo o secretário Walter Pinheiro, o Virtual Educa transforma Salvador, nesta semana, na capital mundial da Educação.

"Nesta décima nona edição, a Bahia terá a oportunidade de debater e dividir experiências com países da América do Sul, Central, Caribe e da Europa, de conhecer os trabalhos desenvolvidos, as boas práticas, e por que não, as dificuldades para aprendermos juntos a desenvolver o uso de tecnologias com conteúdos", destacou.

Pinheiro ainda frisou que esta é a primeira vez que  o Virtual Educa acontece em uma escola, o ICEIA, “desafio pautado pela Bahia, que manterá a unidade como um Centro de Formação Profissional, Empreendedorismo e Cultura”.

O secretário ainda ressaltou o trabalho feito pelo Governo do Estado desenvolvido com semelhanças ao conceito do encontro.

Atualmente, temos 424 pontos do projeto de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que promove a educação nos lugares mais longes do Estado.

Temos o e-Nova Educação, que promove o aprendizado através de nossa parceria com o Google, porém com mais de 7 mil conteúdos produzidos por nossos professores.

Além disso, temos o projeto de conexão de banda larga que estamos levando para todas as escolas até o final de 2018", contou. Pinheiro destacou, também, “a contratação dos coordenadores pedagógicos até o final do ano, no concurso voltado também para professores, somando 3.760  profissionais, como forma de valorizar a Educação e o conteúdo na aprendizagem, fortalecendo ainda mais o eixo pedagógico", afirmou.