Home / Notícia / Pibid e Residência
REDES DEVEM MANIFESTAR INTERESSE NO PROGRAMA DE RESIDêNCIA PEDAGóGICA
Publicação: 30/05/2018

Como previsto nos Editais do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), as redes de ensino contempladas devem manifestar seu interesse, em participar dos referidos programas, até o próximo dia 11 de junho.

A manifestação de interesse deve ser feita na Plataforma Freire, pelo(a) dirigente municipal de educação, por meio do aceite das normas dos programas e da habilitação das escolas que poderão abrigar os projetos de iniciação à docência e/ ou de residência pedagógica a serem desenvolvidos em articulação com as Instituições de Ensino Superior (IES).

As IES, selecionadas por edital, definiram em suas propostas quais seriam os componentes curriculares a serem trabalhados e também indicaram os municípios com os quais pretendem se articular para a implementação desses projetos.

Assim, somente as Secretarias que possuem escolas nos municípios indicados pelas IES poderão realizar os procedimentos na Plataforma Freire, conforme listas dos municípios contemplados com as respectivas áreas/componentes curriculares, nos dois programas. Pibid e Residência.

Para ajudar as redes na habilitação, a Capes elaborou Manual de Orientações para as secretarias, com a descrição dos procedimentos a serem realizados na plataforma.  É necessário seguir, exatamente, os nove passos descritos no manual para finalizar o processo.

Para formalizar a adesão, conforme passo 2 do Manual, as redes precisam aceitar os termos da adesão e salvá-lo.

Na oportunidade, informamos que o Termo de Adesão integra o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre Capes, Consed e Undime com o objetivo de estabelecer a mútua cooperação das instituições, visando à implantação dos programas que integram a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica e ao aprimoramento da formação de professores em cursos de formação inicial e continuada.