Home / Notícia / Fórum de Dirigentes
DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAçãO DA CHAPADA SE REUNIRAM NESTA QUARTA-FEIRA EM ANDARAí
Publicação: 09/05/2018

Nesta quarta-feira (09), Dirigentes Municipais de Educação dos municípios da Chapada Diamantina se reuniram em Andaraí para a criação do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Território de Identidade.

I Encontro de Secretários Municipais de Educação do Território da Chapada Diamantina, contou com a participação de 18 dos 24 municípios que integram o território e foi formalizado da seguinte forma:

Diálogo entre Secretários, Fortalecendo o Território da Chapada Diamantina e teve os objetivos de fortalecer o trabalho colaborativo entre os municípios do Território da Chapada Diamantina; discutir sobre a situação do financiamento da educação nos últimos anos e o impacto nas redes municipais de ensino; proporcionar a troca de experiências exitosas dos municípios como forma de superar a crise financeira; compreender o processo de repasse de recursos do Governo Federal e execução dos programas estruturantes; e elaborar agenda para as ações do Território da Chapada Diamantina no segundo semestre 2018.

Na noite do dia 08, aconteceu uma Noite de bate papo, com a recepção dos Dirigentes Municipais de Educação do Território da Chapada Diamantina. Já na quarta-feira (09), a mesa de abertura, tratou do Financiamento da Educação, os desafios da gestão municipal, sob a responsabilidade do Palestrante, Adauto Araújo Lima. Logo em seguida, o Reordenamento de Rede, tarefa árdua, mas necessária, com as falas do Dirigente Municipal de Piatã, Zalmir de Souza Marques e Simone Neves, Professora de Iraquara e os Programas Federais e PAR, repasses, execução e prazos, com a interlocução do Palestrante, Robson Cunegundes.

À tarde, programação discorreu com as temáticas, a parceria para entendimento e implantação da BNCC, com a Coordenadora de Etapa na Bahia, com a Palestrante, Fernanda Karla e experiência de fortalecimento do Território, com as práticas exitosas do Educavale, apresentadas pelo Dirigente Municipal de Educação de Santa Inês e Coordenador do Fórum no Vale do Jiquiriçá, Marcos Paiva.

No final da tarde, aconteceram a elaborando agenda 2018 do Território da Chapada Diamantina e o encerramento na ação com um Coffee Break. O encontro contou com 18 dos 24 municípios que integram o território e foi realizado na Pousada Ecológica, BA 142 no Km 3, Povoado de Passagem, no município de Andaraí, que tem a Dirigente Municipal de Educação, Isa Bacelar, Coordenadora Undime no Território.