Home / Notícia / Mesa de Debate
OS DESAFIOS PARA A EFETIVAçãO DA EDUCAçãO INFANTIL PLENA é DESTAQUE NA COEED 2018
Publicação: 07/05/2018

Mudanças curriculares na Educação Infantil e Ensino Fundamental : implicações nas/com as metas do PNE, foi um dos temas que teve maior participação na COEED 2018 que aconteceu nos dias 03 e 04 de maio.

Os  Palestrantes: Professor Dr Romilson Martins Siqueira (PUC Goiás) e Professora Drª. Marlene Oliveira dos Santos (UFBA-FACED/GEPEICI-EPIS/FBEI), discorreram sobre a temática com a mediação do Professor Williams Panfile, Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado (UNDIME).

"Nossa Mesa tem o desafio de discorrer sobre as Mudanças  Curriculares na Educação Infantil e Ensino Fundamental: Implicações nas/com as Metas dos Planos de Educação. Temos o prazer de ouvir e aprender com os professores Dr. Romilson Martins Siqueira (Puc- Goiá) e Dra. Marlene Oliveira dos Santos (UFBA)", destaca Williams.

"A Educação Infantil aparece no contexto dos Planos Decenais de Educação numa abordagem generalizada e, infelizmente, não aponta os caminhos mais assertivos do ponto de vista pedagógico, porém não podemos negar que a força do PNE atrai o olhar para necessidade de maior investimento no segmento. Esse investimento é um dos grandes desafios dos municípios que têm como foco a reestruturação da Educação Infantil envolvendo: ampliação do atendimento, reestruturação física, currículo, formação e capacitação de toda a equipe pedagógica", acrescenta.

Williams ainda enfatiza que o aspecto do Currículo Escolar para a Educação Infantil foi indagado pela professora Marlene. Como está o movimento curriculante no Brasil e, especificamente, na Bahia à luz da BNCC? É possível pensar em uma Educação Infantil com resultados concretos com currículos engessados e sem levar em consideração as diversidades de cada comunidade escolar com suas riquezas e contribuições para uma formação integral?

Ele também destaca que o professor Romilson indaga, como as mudanças curriculares no Ensino Fundamental contribuirá com o avanço pela busca da equidade e qualidade da educação em um país com tanta desigualdade, inclusive, financeira e social, como é o Brasil?

>>>>> Baixo o material utilizado pelos palestrantes