Home / Notícia / PACTO / PNME
PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE PRADO TEM ENCONTRO DE FORMAçãO CONTINUADA
Publicação: 22/04/2018

Na semana do dia dezesseis a vinte de abril de dois mil e dezoito, os professores, coordenadores e formadores dos Programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC e do Novo Mais Educação-PNME participaram da formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Prado.

A formação continuada de professores já faz parte do cenário educacional do nosso município desde do ano de 2013 desde então foram trabalhados conteúdos envolvendo a Linguagem, a Escrita , alfabetização Matemática e temáticas em Gestão escolar, Currículo, a Criança do Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinaridade.

Segundo o Documento Orientador – PNAIC em Ação 2017,uma das propostas do programa está direcionado ao espaço escolar como centro preferencial da formação continuada, oferecendo um ambiente de paz, contrário a qualquer tipo de discriminação, propício à aprendizagem e à inclusão de todos, colocando o foco nos estudantes e na prática docente.

Outra novidade é que as formações também abarcaram os professores da pré- escola, os mediadores e articuladores do Programa Novo Mais Educação.

O foco das formações está em “ Ser alfabetizada é direito da criança” e com esse objetivo que todo o trabalho foi concentrado em estratégias didáticopedagógicas que permitam as crianças a consolidação dos direitos, das competências e das habilidades de Leitura, Escrita e Matemática previstos para serem alcançados em cada ano do Ciclo de Alfabetização.

Nos encontros foram desenvolvidas atividades lúdicas, dinâmicas de grupos, oficinas, diálogos , textos reflexivos sobre a prática pedagógica e a participação da comunidade como voluntários na exposição oral sobre as vivências e história de vida sobre a infância.