Home / Notícia / Rede de Assistência
REDE DA DICOPE/SASE DAS ALAGOAS, PIAUí, PERNAMBUCO, SERGIPE E BAHIA SE REúNEM NO IAT
Publicação: 09/04/2018

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime Bahia, Williams Panfile Brandão, cumpre agenda nesta segunda-feira (09) no IAT (Instituto Anísio) Teixeira em Salvador.

Ele participa de duas reuniões. Uma com a Diretoria de Cooperação e Planos de Educação (DICOPE) junto à Rede de Assistência Técnica da Dicope/SASE em Salvador, com participação das equipes dos estados de Alagoas, Piauí, Pernambuco e Sergipe, que tem o objetivo formar os avaliadores educacionais desses estados com relação às atualizações e novas orientações acerca da metodologia de monitoramento e avaliação.

Na pauta da reunião sobre a Rede PME, a síntese da atuação da rede em 2017 / 2018 e apresentação dos objetivos da reunião, manutenção da metodologia de monitoramento e avaliação, metodologia da Busca Ativa Escolar do Unicef, levantamento de demanda manifesta por educação infantil, trabalho em equipe sobre o Busca Ativa e Demanda e trabalho em equipe sobre a manutenção da metodologia de monitoramento e avalição.

Para o Professor Williams Panfile, algumas mudanças estão acontecendo tanto no sistema utilizado pelos AE’s (Avaliadores Educacionais), objetivam fortalecer o trabalho juntos aos Dirigentes Municipais de Educação, que dentre tantas outras ações, precisam monitorar e avaliar cotidianamente seus PME’s (Planos Municipais de Educação).

“As equipes de trabalho das secretarias municipais de educação são muito importantes neste processo, pois ao receberem as formações e orientações dos Avaliadores Educacionais precisam efetivamente devolver esses saberes aos seus municípios, por meio da avaliação e monitoramentos dos PME’s com base na legislação vigente”, ressalta.

Jhonata Moreira, Coordenador geral de Planos Dicope/SASE, do Ministério da Educação, a participação dos Coordenadores Regionais é extremamente importante para a eficácia da ação nos estados. “São as equipes de cada estado que conhecem suas realizadas e consequentemente podem lidar com propriedade sobre suas demandas”, destaca.