Home / Notícia / Fortalecendo Vínculos
UNDIME PARTICIPA DO XII SEMINáRIO ESTADUAL DE CONSELHEIROS TUTELARES DA BAHIA
Publicação: 21/03/2018

Undime Bahia esteve representada no XII Seminário Estadual de Conselheiros Tutelares da Bahia que aconteceu no Centro Cultural João Gilberto em Juzeiro nesta terça-feira (20). A Diretora do Território de Identidade Sertão do São Francisco, Lucinete Alves da Silva, Dirigente Municipal de Juaziro, representou a Seccional.

“A Educação como direito social de transformação”: O Conflito de gerações e a relação entre a Família, Sociedade e o Poder Público”, esteve na pauta das discussões durante os dosi dias de encontro.

Abertura oficial do XII Seminário Estadual de Conselheiros Tutelares, destacou o Século XXI e o Retrato da População Infanto Juvenil Mundo/Brasil/Bahia, com a palestrante Ana Elizabeth Gomes, que é Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA. Graduada em História pela UNEB. Pós Graduada em História pela UEFS. Consultora em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Ex-Conselheira do CECA.BA e do CEAS.BA. Ex-Conselheira Tutelar de Santo Antônio de Jesus e Ex- Representante do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares - FCNCT.BA.

Ela teve a colaboração do Coordenador Adão José Luz Filho, Assistente Social. Especialista em Gestão Social: Politicas Públicas, Redes e Defesa de Direitos pela Universidade do Paraná – UNOPAR. Ex-Coordenador do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Poções – CMAEEP. Ex-Conselheiro Tutelar de Poções e atual Presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado da Bahia - ACTEBA.

O Estatuto da Criança e do Adolescente e o direito à Educação: os desafios para a implantação e implementação dos Planos de Educação, também abordado em palestra do Professor e Doutor Reginaldo de Souza Silva – Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e Doutor em Educação pela UNESP (2002). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Coordenador do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente - NECA/UESB e Avaliador de Cursos Superiores pelo MEC/INEP e Membro do Fórum Estadual de Educação do Estado da Bahia.

O Princípio da Prioridade Absoluta: Interface de atuação do CMDCA e do Conselho Tutelar na Promoção das Políticas Públicas, foi outro tema em volga no evento e teve novaente a prsença da palestrante Ana Elizabeth Gomes.

A Universidade Pública e os direitos sociais: Possibilidades de diálogos com a comunidade/sociedade foi mais um tema discorrido pelo Professor Doutor Reginaldo de Souza Silva, Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e Doutor em Educação pela UNESP (2002). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Coordenador do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente - NECA/UESB e Avaliador de Cursos Superiores pelo MEC/INEP e Membro do Fórum Estadual de Educação do Estado da Bahia.

O Conselho Tutelar e a Gestão Pública Municipal: desafios e Possibilidades do diálogo Intersetorial foi abordado pelo palestrante Sales Barbosa, Graduando em Direito pela Faculdade UNIME. Conselheiro Tutelar de Itacaré. Vice Presidente da Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia.

A Família, a Escola, a Sociedade e o Conselho Tutelar: diálogos possíveis? A palestrante que conduziu a temática foi Antonia Luzia Silva Santos, Bacharel em Direito, Curso de Proteção Integral a Criança e Adolescente pela UNIBAHIA e a FUNDACEM. Consultora em Direitos da Criança, do Adolescente e do SUAS. Ex- Assessora Técnica da SAS/SJDHDS, Ex-Conselheira Tutelar de Salvador, Fundadora e Ex-Presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado da Bahia – ACTEBA e atual membro do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares.

Lucinete Alves Silva, Graduada em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar. Mestranda em Inovação Pedagógica. Secretária de Educação do Município de Juazeiro-Ba e Diretora do Território do Sertão do São Francisco pela UNDIME.BA - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-Bahia, explanou sobre a importância da Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia.