Home / Notícia / Avaliação
COMITê GESTOR DO PACTO - PNAIC SE REúNE NESTA SEGUNDA-FEIRA EM AMARGOSA
Publicação: 19/03/2018

Na tarde desta segunda-feira (19) aconteceu uma reunião com os representantes do PACTO – PNAIC na cidade de Amargosa, local onde será realizada a capacitação dos Formadores Regionais do programa.

Dentre os ítens na pauta da reunião, constam a avaliação do programa, a formação e o papel dos coordenadores regionais e locais, as dificuldades do sistema, as substituições de profissionais no programa, o Mais Alfabetização e a logística dos encontros formativos e suas despezas.

O Dirigente Municipal de Educação e Presidente da Undime Bahia, Williams Panfile Brandão, ressalta a importância do alinhamento dos entes para o sucesso da ação.

“Estas reuniões nos permitem acima de tudo perceber em que ponto está o trabalho desenvolvido e consequentemente podermos corrigir aquilo que é necessário, já que o objetivo desta ação é proporcionar aos municípios, melhorias na base da educação”, destaca.

 Durante a abertura da reunião Edvoneide Jones enfatizou a necessidade de estreitar o diálogo entre os envolvidos. “Precisamos a partir de já, ter uma postura coerente, para evitarmos desgastes, uma vez que as demandas são inúmeras e urgentes”.

Para a a Coordenadora Estadual Cristina... Algumas mudanças no sistema ao longo proporcionaram algumas dificuldades. “Houve algumas mudanças no sistema no meio do caminho e vários professores não foram enturmados, provocando algumas dificuldades e o Comitê Gestor não pode fazer nada, por conta de algumas falhas técnicas do sistema”. 

Para a Professora Andreia Barbosa da UFRB, um dos maiores benefícios que o programa tem trazido é a percepção que precisamos melhorar muito no aspecto alfabetização. “Estamos com um número muito maior de analfabetismo, é um resultado que não é bom, mas que nos permite aprofundar ainda mais neste segmento e enquanto instituição formadora, é algo que nos preocupa”.

Conforme a Professora Eleni Alves, antes de aderir ao programa, houve muita reflexão sobre o que é oferecido e o que é necessário que seja realizado na área da alfabetização. “A ideia é fazer deste limão uma limonada, não concordamos com muita coisa que nos é oferecido, mas acredito muito na autonomia dos entes federados. Decidimos entrar e fazer do nosso jeito, dando a nossa cara, sem ferir a Resolução”.

O Comitê Gestor Estadual do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC que foi formalizado mediante, Portaria nº 6787/2017, publicada em 22 de setembro de 2017.

Francisca Elenir Alves: Coordenadora Estadual -Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC
Renilton da Silva Sandes: Coordenador UNDIME/BA - União Nacional dos Dirigentes Municipais deEducação – UNDIME
Edvoneide Sampaio Jones Santos: Coordenadora de Gestão - Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC
Andréia Barbosa dos Santos: Coordenadora de Formação - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB