Home / Notícia / GEM
DúVIDAS FREQUENTES DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAçãO SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS
Publicação: 19/03/2018

1) Como fazer a inscrição no GEM?
Para fazer a sua inscrição, o DME deverá, primeiramente, acessar o Sistema PAR do MEC para receber o seu código exclusivo de validação da inscrição. O segundo passo é acessar o site gem.mec.gov.br e preencher o formulário de inscrições, respondendo a todas as perguntas. Ao final do formulário, o DME deverá preencher os dados do servidor efetivo indicado para participar do curso e finalizar a sua inscrição. A participação no GEM só estará confirmada quando, tanto o DME quanto o servidor indicado, receberem nos e-mails cadastrados as respectivas confirmações e instruções para acesso à plataforma.

2) O site é confiável? Posso disponibilizar meus dados pessoais?
Sim, o site é confiável, pois está alocado dentro do site do MEC.

3) Como identificar se meu número de celular tem whatsapp?
Os celulares smartphones possuem suporte para a aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, que pode ser baixado na Google Play ou na Apple Store, dependendo de seu sistema operacional.

4) Qual o prazo máximo para realizar as inscrições?
O prazo máximo para realizar as inscrições é dia 16/04/2018.

5) Quem pode se inscrever no curso?
O GEM é direcionado para Dirigentes municipais de educação (DMEs) e um técnico de carreira da educação, que deverá ser indicado pelo DME no momento da sua inscrição.

6) É obrigatório que faça a inscrição do servidor?
Sim, pois o servidor indicado também deverá realizar o curso, visando institucionalizar os conteúdos no corpo técnico das Secretarias Municipais de Educação.

7) Quantos servidores posso indicar?
Cada DME poderá indicar apenas um servidor de carreira para realizar o curso.

8) É possível a indicação de outra pessoa no lugar do servidor?
Não é possível indicar outra pessoa que não seja servidora da área de educação do município para participar do GEM, sob pena de desligamento do curso.

9) Caso o DME não possa participar do GEM, ele poderá indicar outra pessoa para a vaga?
No caso de o DME não poder participar do GEM, ele poderá indicar um segundo servidor de carreira da educação para substitui-lo, que deverá realizar a inscrição dentro do prazo, uma vez que o público alvo do curso se limita a DMEs e servidores efetivos da educação.

10) Consigo cadastrar o servidor com CPF do DME?
Não, pois cada participante possui um CPF próprio, que deverá ser devidamente informados e será usado como “login” na plataforma on-line no curso.

11) Após validação do cadastro do DME, ao fazer o cadastro do servidor, caso ocorra intermitência do sistema, precisarei refazer os dois cadastros, ou ficarão efetivados?
Os cadastros somente serão efetivados ao final do formulário, após a sua finalização e confirmação na tela. Portanto, no caso de intermitência do sistema ou de interrupção do processo de inscrição antes de sua finalização, deve-se reiniciar o preenchimento procedendo até o final do formulário.

12) Na falta de energia eu consigo continuar de onde parei ou terei que realizar um novo cadastro?
Os cadastros interrompidos, por quaisquer motivos, antes de sua finalização e confirmação deverão ser reiniciados e completados até o final para efetivação da inscrição.

13) Após a realização do cadastro, vou ter acesso aos conteúdos para estudo?
Após o cadastro, você irá receber um e-mail com mais informações sobre o GEM e data de início do curso.

14) Onde eu faço meu “login” no site?
Para acessar a plataforma do GEM, o participante deverá acessa-la conforme as instruções que serão enviadas por e-mail após a efetivação das inscrições.

15) Posso estudar em qualquer computador?
Sim, o participante poderá acessar a plataforma de ensino de qualquer computador que possua instalado os navegadores Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla e Safari com acesso à internet. Além do computador, também será possível acessar o GEM através de um aplicativo para smartphones, a ser baixado no Google Play ou na Apple Store.

16) Tenho que ter banda larga para acessar as aulas?
Sim, é necessário ter banda larga de no mínimo 2 MB (ou 2 Mbps) constantes para acessar as aulas e demais conteúdo do GEM.

17) Apenas com o uso de 3g/4g posso ter acesso as aulas?
Dependendo da qualidade do sinal da rede celular em sua localidade será possível acessar os conteúdos do GEM através das redes celulares 3G/4G.

18) Haverá alguma atividade presencial?
Sim, o GEM contará com 3 encontros presenciais, em pelo menos 1 localidade em cada Estado, em datas ainda a serem definidas. Essas datas serão comunicadas com a devida antecedência a todos os participantes.

19) Como as aulas serão disponibilizadas?
As aulas serão disponibilizadas através de uma plataforma online, a qual os participantes terão acesso após finalizarem o seu cadastro no GEM.

20) Como confirmo minha inscrição?
Após finalizar o cadastro, você irá receber um e-mail com as informações sobre o curso, acesso a plataforma de ensino on-line e data de início.

21) Não recebi meu e-mail de confirmação, onde posso confirmar se o cadastro foi efetuado?
Caso o participante não receba o e-mail de confirmação da inscrição no GEM, deve verificar a caixa de spams, caso não encontre, deve entrar em contato com a equipe de orientação para confirmar o cadastro, pelo telefone 61-3246-9980 ou pelo e-mail centraldeorientacao@mec.gov.br.