Home / Notícia / Dia D da BNCC
REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CARINHANHA PREPARA PARA IMPLANTAR A BNCC
Publicação: 15/03/2018

Com o objetivo de discutir a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que norteará a elaboração dos currículos das redes municipais, estaduais e federal de ensino, a secretaria de Municipal de Educação de Carinhanha, através da secretária Edésia Lisboa, vai realizar de 12 a 16 de março, nas escolas da rede municipal de ensino.

Conforme informação da secretária de Educação Edésia Lisboa, a BNCC é previsto na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e no Plano Nacional de Educação de 2014, a Base Nacional Comum Curricular.

“A BNCC é um documento plural que estabelece o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos têm direito. A base confere protagonismo às instituições escolares, às redes de ensino e aos professores, e pretende ser uma referência nacional para a formulação dos currículos e das propostas pedagógicas dos sistemas e das redes escolares de ensino dos Estados e Municípios impactando diretamente na prática pedagógica docente”, disse Edésia.

De acordo com Edésia, essa discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular, vai acontecer em todos os municípios brasileiros, nos próximos dois anos. “Todas as escolas do Brasil passarão por esse momento de rever os seus currículos escolares já que nosso país não obteve desempenho satisfatório em nenhum dos indicadores nacionais e internacionais”, completou.

A secretária de Educação afirmou ao portal Folha do Vale, que essa formação já deu início em Carinhanha, com as temáticas abordadas na Jornada pedagógica 2018, com palestrantes da UESB, UESC e UNEB. “O DIA D será um segundo momento nas escolas (cada uma escolherá o seu dia D entre os dias 12 e 16) dentre outros espaços formativos que ainda serão estabelecidos pela Secretaria de Educação com o apoio e orientação da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação, CONSED), Conselho Nacional de Secretários de Educação e Ministério da Educação”, finalizou.

Fonte: Jornal Folha do Vale