Home / Notícia / Discussão sobre a BNCC
EDUCAçãO DE PONTO NOVO REALIZOU FORMAçãO SOBRE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Publicação: 07/03/2018

Na manhã desta quarta-feira, dia 07, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura realizou formação com Coordenadores e Diretores municipais no auditório do Centro Educacional, sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem como dia D Nacional o dia 06 de março.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. A BNCC vai nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino nos estados brasileiros, bem como as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Segundo a Secretária de Educação, Professora Angélica Garcia, estas ações já integram a articulação para construção do currículo do Sistema de Educação Municipal, que segundo orientação do MEC deve ser reelaborado até o fim do ano letivo de 2018.

O Coordenador Elder Luan, explicou como foi o evento: “No primeiro momento fizemos um exclamação do que é o BNCC, sobre como foi construída a Base e qual é o marco legal de construção desta.

Na segunda atividade questionamos aos Professores, Coordenadores e Diretores presentes qual o perfil de estudantes que eles querem para o município de Ponto Novo nos próximos 20 (vinte) anos,  e que cidadãos queremos formar através da Educação Municipal de Ponto Novo.

No terceiro momento, nós mostramos as 10 (dez) competências da BNCC e fizemos uma atividade que convidou os presentes a pensarem o que sabiam antes e o que agora sabem após o encontro”, ressaltou Elder.

Joelma Oliveira, Coordenadora Técnica da Secretaria de Educação frisou a importância do BNCC para o município.  “Para o município esse momento vai ser de grande importância, porque vai mexer com toda estrutura, com o pensar e com o agir de cada professor, e isso reflete lá na ponta que é para o aluno”.

Durante o evento, ainda foi realizada uma dinâmica por meio de desenhos em pedaços de tecido, onde os participantes desenharam seus sentimentos, ideias e sugestões afim de construir uma “Colcha de Retalho”, que contribuirá para a confecção de um quadro que será exposto na Secretaria de Educação.

Uma nova etapa da formação e estudo inicial da BNCC será realizada pelos Coordenadores junto aos professores na próxima quarta-feira, dia 14, nas escolas municipais.