Home / Notícia / Meio Ambiente
SECRETARIA DA EDUCAçãO MOBILIZA COMUNIDADE PARA A III CONFERêNCIA INFANTOJUVENIL
Publicação: 23/02/2018

A Secretaria da Educação do Estado está mobilizando os professores, gestores e estudantes das escolas estaduais para que participem da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada de 7 a 9 de maio. As etapas do processo foram apresentadas, nesta quinta-feira (22), durante painel sobre a Conferência, na sala Herculano Menezes da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A atividade contou com a presença de 60 estudantes do Colégio Estadual Pinto de Aguiar, do bairro de Mussurunga.

A Conferência terá como tema “As Escolas da Bahia cuidando das Águas”. Um dos objetivos é promover a ampla discussão sobre o tema entre os jovens que se encontrarão para ouvir, falar e divulgar suas ideias e ações, contribuindo para a construção de um futuro sustentável para suas escolas, comunidades, municípios, territórios, regiões, para o Brasil e o Planeta. Durante a Conferência Estadual serão apresentados e selecionados os projetos de ação construídos nas etapas anteriores, trazendo a dimensão social e política sobre a questão da Água em seus múltiplos aspectos. Dentre estas etapas, acontece a etapa escolar que deverá ser realizada pelas unidades até 31 de março.

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado, Fábio Barbosa, falou sobre a importância da participação das escolas. “Já começamos com esta mobilização nas escolas para que todos se apropriem das informações e, consequentemente, comecem a promover essa discussão, levar esse diálogo para o currículo escolar, envolvendo os estudantes e, a partir daí, possam elaborar projetos de ação sobre a conservação dos recursos hídricos em nosso Estado, levando-se em consideração, principalmente, a realidade local”, explicou, ao enfatizar que informações com o detalhamento das etapas estão disponíveis no link do Portal da Educação.

Presente ao painel sobre a Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente na ALBA, a estudante Milena de Jesus, 13, 8º ano, do Colégio Estadual Pinto de Aguiar, ficou entusiasmada. “Este debate é muito interessante e importante para todos nós. Na minha escola, já estamos pensando na gincana ecológica que acontecerá este ano e terá como tema a água, por isso estamos aqui”, contou.

Para sua colega Natália Albergaria, 15, 9º ano, é essencial a realização de atividades ligadas à preservação do meio ambiente. “Acho a Educação Ambiental nas escolas um projeto conscientizador. Aprendendo sobre como cuidar do ambiente onde vivemos, poderemos almejar um futuro melhor e esse processo tem que partir de nós, uma nova geração mais consciente”, pontua.

Mais sobre a Conferência - A Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um processo pedagógico, participativo e democrático, que reúne estudantes, professores e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, elaborar um projeto de ação com o objetivo de transformar a realidade e escolher representantes que levem adiante as ideias acordadas entre todos.

O processo tem como proposito mobilizar e propiciar atitudes responsáveis e comprometidas com a questão da água, considerando os aspectos local e global, por meio da participação social; contribuir para a implementação das Políticas Nacional e Estadual de Educação Ambiental, das diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e da Resolução Nº 11, do Conselho Estadual de Educação (CEE); qualificar uma nova geração que contribuirá com soluções coerentes, frente aos problemas socioambientais  que afligem a realidade local e o mundo atual e discutir caminhos que transformem a escola em um Espaço Educador Sustentável.