Home / Notícia / Coeed 2018
SECRETARIA DE EDUCAçãO DE ITATIM REALIZA A II CONFERêNCIA MUNICIPAL DE EDUCAçãO
Publicação: 20/02/2018

Nos dias 19 e 20 de fevereiro a Prefeitura Municipal de Itatim através da SME juntamente com o CME realizou a sua II Conferência Municipal de Educação, a qual teve como tema a Consolidação do Sistema Nacional de Educação(SNE) e do Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade, social, pública, gratuita e laica.  No dia 19 de fevereiro das 09h00min aconteceu o credenciamento. No dia 20 de fevereiro ocorreu a solenidade de abertura no Auditório do Anexo Administrativo I da Prefeitura Municipal as 09h00min.

Na abertura do evento  a Secretária de Educação, Jumara Bonfim ressaltou a importância do evento afirmando que a realização da Conferência é um momento ímpar para a discussão de forma unificada pelas três esferas governamentais as políticas públicas que deverão nortear a Educação do nosso país levando em consideração as singularidades de cada sistema político.

Houve uma participação significativa da sociedade civil e dos segmentos da educação, contamos com a presença da Vereadora municipal Maria Clara Souza e da professora Vitoria Brandão que abrilhantou o evento com a Palestra magna acerca da temática da Conferencia enfatizando na importância do Sistema Nacional de Educação. O público presente lotou as dependências da Câmara de Vereadores para propor políticas públicas voltadas à educação do município.

Durante a Conferência tivemos três (03) apresentações culturais, que deixou o público presente encantados com músicas apresentadas por estudantes dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e da educação superior e também duas alunas da educação privada dançando balé clássico.

A mesa foi composta com algumas autoridades presentes, sendo todos acolhidos pela professora Jumara Bonfim, secretária de educação que ressaltou a alegria de receber a todos (as), salientou também que a Conferência é muito mais que atender a lei, é comprometer com a justiça social, sendo necessário que todos participem dos debates e discussões dos eixos propostos pela Comissão Organizadora do evento e deliberem coletivamente das decisões a serem tomadas para relacionarem e priorizarem as propostas técnicas, pedagógicas e administrativas e financeiras para a educação em vista de oportunizar uma educação de qualidade a todos. 

A Conferência contou durante todo dia com uma efetiva participação dos vários segmentos da educação e sociedade civil, os quais discutiram e fizeram suas propostas em torno de três Eixos escolhidos entre os oito Eixos estabelecidos no documento base da CONAE que norteou os trabalhos.

Os Eixos propostos foram:
*EIXO 02 – Planos Nacionais e SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.
*EIXO 05 – Planos decenais, SNE, Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão.
*EIXO 07 – Planos decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

Ao final da Plenária doe eixo foi realizada a eleição dos delegados que participaram da etapa estadual.

A Secretária de Educação Jumara Bonfim agradeceu a todos e reafirmou mais uma vez que é preciso que todos nós debrucemos na construção de uma educação justa e igualitária, sendo que faz se necessários momentos como essa de profunda reflexão e discussão da educação no cenário municipal, estadual e nacional.