Home / Notícia / Formação Continuada
JORNADA PEDAGóGICA 2018 DA REDE MUNICIPAL DE MUTUíPE NO VALE DO JIQUIRIçá
Publicação: 20/02/2018

Nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, a Prefeitura de Mutuípe através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer iniciou a Jornada Pedagógica 2018. A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito Rodrigo Maicon, do Vice-prefeito Roque Ramos, da Secretária de Educação Sônia Ferreira, dos professores, gestores, coordenadores, assistentes de classe, secretários escolares, estudantes e equipe técnica/pedagógica da rede municipal de ensino para juntos refletirem e definirem as propostas relacionadas ao avanço na qualidade do ensino público municipal.

A Jornada Pedagógica 2018 teve como objetivo contribuir para formação inicial e continuada dos professores e servidores da Educação Básica, além de subsidiar discussões sobre os princípios e propostas da educação pública de Mutuípe, bem como, proporcionar momentos de analises, teóricas e práticas, sobre o ensinar, o avaliar e o planejar a aprendizagem pautada em uma perspectiva crítica.

O profissionais da educação reuniram-se com o intuito de propor debates e reflexões acerca da proposta pedagógica do município, buscando estratégias que possibilitem a efetivação da mesma na perspectiva de uma pedagogia crítica.

A jornada foi um momento propício para o reconhecimento do compromisso de todas as esferas da sociedade na transformação do ser autônomo e da consciência coletiva necessária a conquista de um mundo justo, inclusivo e humano.

Pela manhã foram ministradas duas palestras, a primeira a Professora Silvana Ferreira que falou sobre Educar: um projeto de muitas mãos.  Em seguida o professor Djeissom Silva Ribeiro discorreu sobre O saber Pedagógico e os diversos olhares sobre o cotidiano escolar. No turno vespertino o professor Marcelo Santana e o cordelista Domingos Santeiro trouxeram uma interessante reflexão acerca do provérbio africano É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança voltada para os professores da rede, e a Psicóloga e Pedagoga Geysa Andrade palestrou sobre o tema Educação Pública: um olhar sobre as relações interpessoais para os demais servidores da educação.

As discussões tiveram a finalidade de subsidiar os atores da educação na tarefa de educar, objetivando repensar o currículo, o planejamento e a avaliação a fim de contribuir na formação do sujeito em sua totalidade.