Home / Notícia / Coeed 2018
II CONFERêNCIA MUNICIPAL DE EDUCAçãO é REALIZADA EM SANTA CRUZ CABRáLIA
Publicação: 20/02/2018

 

No último final de semana houve a abertura do evento e no dia seguinte, os trabalhos na escola Municipal Nair Sambrano Bezerra.

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, por meio da Secretaria de Educação e do Fórum Municipal de Educação realizou nos dias 16 e 17/02 a II Conferência Municipal de Educação com o Tema: A consolidação do Sistema Nacional de Educação SNE e o Plano Nacional de Educação PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. Discutindo o Sistema Nacional de Educação em um diálogo do PNE com o PME. A solenidade de abertura ocorreu no Auditório do Hotel Baía Cabrália por volta das 18h30 e no sábado (17) o evento continuou, durante todo o dia, no Colégio Municipal Nair Sambrano Bezerra – Bairro Campinho.

Na organização, esteve presente o Fórum Municipal de Educação – FME e o Conselho Municipal de Educação – CME. O Prefeito Municipal Carlos Vieira de Jesus compôs a mesa de honra juntamente com a Secretária de Educação Luzia Fernandes Santana, a Coordenadora do Fórum Profª Carla Zasso, e representantes do poder legislativo , executivo e militar.

“O objetivo da conferência é discutir e eleger prioridades para a Educação do nosso município, bem como, assegurar a articulação entre as entidades setoriais e sociedade civil no cumprimento das ações municipais em todos os segmentos educacionais”, afirma Luzia Fernandes.

A meta da Conferência Nacional de Educação - CONAE 2018 é monitorar, avaliar e propor políticas públicas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. Para isso, foi discutido o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, além de ser realizada a eleição dos delegados para a Etapa Estadual da CONAE 2018.

A Conferência contou com efetiva participação dos vários segmentos da educação e sociedade civil, os quais discutiram e fizeram suas propostas em torno dos oito Eixos estabelecidos no documento base que norteou os trabalhos.

Os Eixos propostos foram:

*EIXO 01 – O PNE na articulação do SNE: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.

*EIXO 02 – Planos Nacionais e SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.

*EIXO 03 – Planos decenais, SNE e Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social.

*EIXO 04 – Planos decenais, SNE e Democratização da Educação: Acesso, Permanência e Gestão.

*EIXO 05 – Planos decenais, SNE, Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão.

*EIXO 06 – Planos decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.

*EIXO 07 – Planos decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

*EIXO 08 – Planos decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.

“Esse é um momento ímpar de discussão e construção da participação democrática na Educação Municipal para a garantia do Direito à Educação. Parabéns a todos os participantes a Comissão Organizadora e a equipe SEMED”, conclui a Secretária de Educação, Luzia Fernandes.