Home / Notícia / Da Reflexão ao Fazer
JORNADA PEDAGóGICA 2018 ABRE ANO LETIVO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PRADO
Publicação: 19/02/2018

A manhã de sexta-feira, 16, em Prado iniciou oficialmente o ano letivo da rede municipal. A Jornada Pedagógica reuniu centenas de profissionais da educação na área coberta da Escola Anísio Teixeira. Entre tantas informações e muitos preparativos, o destaque ficou por conta da palestra “Sua Escola é uma Orquestra”, com a participação da Orquestra 9 de Maio, do ICED (Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento), com a condução do Maestro Orley Silva.

Logo no início da manhã, quem recepcionou o público foi o cantor Du Moraes. Em seguida a cantora Tatiana Noronha interpretou o hino, acompanhada dos músicos da Orquestra do ICED. As boas vindas, ficaram por conta da secretária de educação Iralucia Sincorá, que fez uma fala motivacional, lembrando que manter a qualidade na educação é sempre um desafio e uma esperança. O pastor da Igreja Batista Calvário, Jeovan A. dos Santos, levou uma palavra de sabedoria, destacou os profissionais de educação como “a mola propulsora do país” e fez uma oração pelo encontro.

Samba, emoção e educação

E foi com a brisa do mar invadindo o espaço que o Maestro deu início a uma criativa e animada palestra musical. Ao apresentar a formação da Orquestra, ele fazia comparações com os setores da educação, desde a esfera do governo, até as salas de aulas. Com as músicas e falas claras, ele ilustrou a importância das partes, que precisam trabalhar bem em seus setores, para assim formarem um grupo afinado.

A preparação adequada para cada função também foi abordada quando Orley convidou três coordenadores pedagógicos para que assumissem a regência da Orquestra.O resultado foi engraçado e muito esclarecedor. A plateia reagiu com aplausos, risadas e, por vezes, até com lágrimas. A pequena cantora Maísa, que faz parte dos trabalhos sociais do ICED, levou ainda mais emoção ao evento ao cantar o samba de gonzaguinha que diz que a vida “é bonita, é bonita e é bonita...viver e não ter a vergonha de ser feliz”.

Encerrando, o Maestro convidou ao palco crianças do município com suas flautas, ele contou que a Orquestra do ICED, que é formada por meninos e meninas vindos das Escolas Públicas, começou também com um grupo de flautas. “Que essa semente que foi lançada com esses meninos, frutifique aqui em Prado”, ele ressaltou ainda a importância de se falar e refletir sobre a educação, “é isso que o ICED vem fazendo em todo o Extremo Sul”.

Momento sublime

A prefeita Mayra Brito finalizou a palestra e afirmou: “depois que tudo o que vimos e ouvimos, é impossível não se emocionar e firmar um compromisso, que vai além dele mesmo e se torna um pacto, um pacto que nós temos com educação”. Obrigada maestro, obrigada secretária Iralucia, por esse momento tão relevante em nossa jornada pedagógica”.

“Foi sublime, não tenho outra palavra para descrever a melhor jornada de que já participei”, disse uma professora ao maestro, enquanto seguia para outra etapa da Jornada. A merendeira Ana Lúcia Souza Marques, esteve participativa durante toda a palestra e parabenizou: “valeu muito, aprendi e me diverti. Foi tudo feito de uma maneira que a gente não vai mais esquecer das lições”.

Para a professora Emiliane Gomes, que trata a temática da música em seu curso de mestrado, o momento foi enriquecedor,  e a impulsionou a tratar as aulas com mais intensidade.

“Obrigada maestro, obrigada secretária Iralucia, por esse momento tão relevante em nossa jornada pedagógica”, concluiu a prefeita Mayra.