Home / Notícia / Organização Pedagógica
SECRETARIA DE EDUCAçãO DE VáRZEA DO POçO REALIZA ABERTURA DA JORNADA PEDAGóGICA
Publicação: 10/02/2018

A Secretaria Municipal de Educação de Várzea do Poço-BA iniciou durante todo o dia desta segunda-feira (29/01), a abertura oficial da Jornada Pedagógica do ano letivo de 2018, com o tema central “Contextualização e Organização do Trabalho Pedagógico”.

A Jornada Pedagógica acontece entre os dias 29 de janeiro a 02 de fevereiro, tendo sido organizada em etapas que envolvem os diversos setores da sociedade que compõem a educação.

O evento de abertura foi realizado no Auditório Municipal Ronilson Mota e contou com a presença de gestores, coordenadores e assistentes pedagógicos, professores da rede municipal de ensino bem como autoridades presentes e o conselho tutelar. 
 
A Jornada Pedagógica foi aberta oficialmente com o pronunciamento das autoridades presentes que fizeram parte da composição da mesa de honra, a Secretária de Educação; Neuza Maria Bernabé, o Prefeito; Manoel Carneiro, o Presidente da Câmera Legislativa; Roque de Almeida (Rocão), o presidente do Fórum Municipal de Educação; Willian Paixão, a presidenta da CAE; Perla Sampaio Leal, a presidenta do conselho do FUNDEB; Edinalia Souza Rios, a presidenta da APLB; Cintia Alves, a presidenta do Conselho Municipal de Educação; Regina Célia e a professora Edna Cristina Lima Miranda.
 
Durante a Jornada, a professora, pedagoga, especializada em Metodologia da Língua e em Alfabetização, Edna Cristina Lima Miranda lançou seu livro “Conversa com Alfabetizadores”.
 
A obra surgiu em um momento em que a autora, enquanto formadora, é questionada por muitos educadores sobre o que pode e o que não pode acontecer em uma prática alfabetizadora. O livro foi dividido em três capítulos: Escrita, Leitura e Ações Metodológicas.
A Convite da Secretaria de Educação, o Grupo de Teatro Artefato da cidade de Serrolândia apresentou o espetáculo “A Seca no Nordeste”, mostrando um pouco do cotidiano e as dificuldade do povo do semiárido.  
 
Preservando a identidade cultural e fortalecendo os laços da educação, a secretaria de educação abraçou o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), onde na oportunidade alunos se apresentaram para todos em ritmo de dança, sob coordenação da monitora Taylle Nunes da Silva.
 
Ao decorrer do evento foi apresentada palestra aos participantes, com o palestrante professor Doutor João da Silva Rocha Filho, graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, mestre em Ciências da Educação e Empregabilidade pela Universidade Internacional de Lisboa, Doutorado em Educação Universidade Dell Mar Chile e atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia e diretor da Uneb Campus IV Jacobina, que veio ao município e abordou a temática da jornada.
 
Para finalizar os trabalhos no primeiro dia da Jornada Pedagógica, aconteceu o Circuito Pedagógico: Desdobramento das metas 4 e 12 do PME.