Home / Notícia / Um novo olhar, Várias mãos
REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARACáS REALIZA JORNADA PEDAGóGICA 2018
Publicação: 05/02/2018

A cidade de Maracás deu início na manhã de segunda-feira, 05, à Jornada Pedagógica 2018. Adotando o tema Educação: um novo olhar, várias mãos – transformação, contemplou dois eixos temáticos muito pertinentes em um momento em que o sentimento de valorização da vida e da diversidade precisa se intensificar: Escola Inclusiva e reorganização dos trabalhos pedagógicos e Escola: lugar de encontros – valorização da diversidade e humanização dos espaços.

A abertura contou com momento de oração com o Pe. Paulo Marcos e atividade cultural com a Orquestra Filarmônica de Maracás. Em seguida a programação envolveu e emocionou professores e demais profissionais com experiências exitosas de todos os segmentos, apresentação cultural de um grupo da cidade de Planaltino, exposição de dados atualizados do Setor Pedagógico da Secretaria, além da palestra magna intitulada Escola Inclusiva e Reorganização dos Trabalhos Pedagógicos, proferida pela mestra Sidenize Estrelado. À tarde, a programação contou com apresentação de três trabalhos científicos de pesquisadores maracaenses, contemplando as áreas de literatura, geografia e antropologia. Ainda houve tempo para apresentação de mais experiências exitosas de escolas da rede.

O segundo dia da jornada também foi muito proveitoso. Uma palestra conduziu pelo segundo eixo temático, com a presença do professor Dr. Roberto Gondim, contando com muitas contribuições. Em seguida, os profissionais da Educação, por segmentos, etapas e modalidades, participaram de oficinas temáticas com duração de 6 horas, abordando assuntos como criatividade e autoestima, currículo, avaliação, leitura e letramento, conhecimentos socioemocionais, matemática, alunos especiais e padronização de documentos oficiais.

Finalizada essa programação para todo o coletivo da rede educacional, foi promovida à noite uma belíssima festa de confraternização em estilo havaiano, com homenagens, música ao vivo e muita alegria.

A programação segue até a quinta-feira, desta vez nas escolas municipais com atividades de planejamento do ano letivo. Acontece ainda duas oficinas, uma destinada aos condutores de transporte escolar e outra às merendeiras.

A Jornada Pedagógica é uma realização da Prefeitura Municipal de Maracás, através da Secretaria Municipal de Educação, coordenada pela Secretária, a professora Adineide Novaes.