Home / Notícia / Desafios para o Ano Letivo
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAçãO ITAPETINGA PROMOVE JORNADA PEDAGóGICA 2018
Publicação: 02/02/2018

Na manhã de quinta-feira, 01, os profissionais da rede municipal de ensino se reuniram para mais uma Jornada Pedagógica. O momento de retomada das atividades iniciou-se com cultura, informação e muita aprendizagem.

O grupo de dança do Studio Dina Cardoso abriu os trabalhos com uma apresentação que envolveu o público, dando uma pequena mostra do que poderia se esperar de um evento que buscava trazer inúmeras novidades e muita motivação.

A abertura oficial do evento foi feita pelo Secretário de Educação e Cultura, Geraldo Trindade. Que deu as boas vindas ao grupo falando de sua satisfação em iniciar oficialmente mais um ano de trabalho.

O secretário falou sobre o ânimo para enfrentar os novos desafios, apesar da difícil situação pela qual passa o país. “Em Itapetinga, em especial, temos muitos problemas, mas temos também muitos motivos para nos orgulhar. Estamos nos tornando referência regional e estadual e temos planos ainda maiores para implementarmos”, garantiu Trindade que encerrou falando sobre os ingredientes necessários para construir uma cidade educadora: “foco, planejamento e muita força de vontade de trabalhar para conseguirmos a meta que estamos galgando”. Além de marcar o reinício das atividades, a jornada pedagógica é momento de reencontro que tem como objetivo consolidar o planejamento para o ano letivo, a partir da reflexão sobre metas e estratégias para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes.

Presente no evento, o prefeito Rodrigo Hagge falou sobre o prazer de estar reunido com os responsáveis pela educação municipal para planejar mais um ano e lembrou da jornada pedagógica de 2017. “Ano passado, também estávamos aqui para planejar a educação em Itapetinga com apenas um mês de mandato. O ano se seguiu com muitas dificuldades e vocês acompanharam isso, mas conseguimos superá-las. O que podemos dizer hoje, depois de um ano daquela primeira Jornada é que a educação de Itapetinga voltou a ser pensada. Isso nos deixa feliz, na certeza de estarmos no caminho certo”, falou o prefeito que disse ter a certeza de que o grupo conseguirá vencer os obstáculos.

Este ano, a rede municipal discute os desafios da educação para os professores e dirigentes no século XXI, na construção de uma cidade educadora. Para isso, foram convidadas para palestrarem na sexta-feira, 02, a Dra. Thereza Penna Firma, Ph.D em Educação e Psicologia; e Jacilene Nascimento Santos, pedagoga, pós graduada em Metodologia do Ensino Superior, Gestão Pública Municipal e Gestão Escolar.

As palestrantes discutirão temas como desafios da educação e competências necessárias para a consolidação da educação em tempo integral. Abrindo o ciclo de palestras, Geraldo Trindade falou sobre “Propostas e Ações Para o Resgate e Consolidação de Itapetinga Como Polo Educacional Regional”.

O secretário fez o que chamou de uma “prestação de contas” do trabalho executado em 2017, conquistas que, segundo ele, são frutos do engajamento de toda a enxuta equipe da Secretaria de Educação. Em seguida mostrou o plano e as propostas para o ano que se inicia, convidando todos a fazerem mais pela educação. Segundo Geraldo, o momento é de apreensão em decorrência das ações da União, mas que a “união era capaz de tirar todos dessa difícil situação”, garantiu o secretário. A Jornada Pedagógica continuou na tarde desta quinta e segue durante toda a sexta-feira, buscando soluções para os desafios da educação.