Home / Notícia / Tecnologia na Educação
UNDIME BAHIA ESTEVE COM REPRESENTANTES DA SEC PARA TRATAR DO PROGRAMA EDUCAçãO CONECTADA
Publicação: 24/01/2018

A adesão à Política de Educação Conectada foi aberta no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) no módulo “Educação Conectada” e a Undime, que representa as redes municipais de ensino, por meio do Presidente da Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão, acompanha a ação e inclusive participa da efetivação da mesma nas redes municipais.

Com base na consolidação da ação recém lançada pelo Ministério da Educação, o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado, esteve na Secretaria da Educação do Estado da Bahia e conversou com Jurema Brito e Cristina da SUPED sobre como está o programa no estado.

Objetivo da nova política é universalizar o acesso à internet de alta velocidade nas escolas, a formação de professores para práticas pedagógicas mediadas pelas novas tecnologias e o uso de conteúdos educacionais digitais em sala.

A ação está dividida em quatro dimensões: visão; formação; recursos didáticos digitais; e infraestrutura.

Visão: é orientadora do Programa e deve estimular nos estados e municípios o planejamento da inovação e tecnologia como elementos transformadores da educação, promovendo valores como: qualidade, contemporaneidade, melhoria de gestão e equidade.

Formação: é uma das três dimensões estruturantes da Política, pela qual o MEC disponibilizará materiais, ofertará formação continuada a professores, gestores e articuladores, e, para incluir o componente tecnológico na formação inicial, articulará com instituições de ensino superior.

Recursos Educacionais Digitais: o MEC disponibilizará acesso a recursos educacionais digitais e incentivará a aquisição e a socialização de recursos entre as redes de ensino.

Infraestrutura: estão previstos investimentos para a ampliação do acesso ao serviço de conectividade e para infraestrutura interna e dispositivos que possibilitem o uso da tecnologia em sala de aula.