Home / Notícia / Conae 2018
PREFEITURA DE JEQUIé INICIA III CONFERêNCIA DE EDUCAçãO ETAPA MUNICIPAL
Publicação: 13/12/2017

Teve início, na noite desta segunda-feira, 11, no auditório Waly Salomão, na Universidade Estadual da Bahia, a UESB, a III Conferência de Educação – Etapa Municipal, cujo tema é ‘A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação pública, gratuita e laica, com qualidade social’. Com o objetivo de promover a consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação, a Conferência está sendo realizada pela Prefeitura de Jequié, com o apoio da Secretaria de Educação.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o secretário de Educação, o professor, doutor, Roberto Gondim; o secretário de Cultura e Turismo, representando os secretários municipais, Alysson Andrade; o vereador Régis Silva, representando o poder legislativo; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Elaine Teixeira Novaes; a diretora geral da APLB Sindicato Delegacia do Sol/APROMUJE, Caroline Moraes Brito; a assessora especial da reitoria da UESB, Nádia Machado Aragão; além de professores, gestores escolares, coordenadores, agentes de apoio educacional, universitários, equipes da Secretaria de Educação e a comunidade escolar como um todo.

“É uma alegria enorme estarmos realizando a III Conferência de Educação – Etapa Municipal. Espero contar com a ampla participação da sociedade e dos professores e com essa ampla participação será possível a gente pensar e refletir a realidade de nossa Educação, apontando possibilidades de superação daqueles entraves que ainda temos na nossa rede.”, disse o secretário de Educação, Roberto Gondim.

A meta da Conferência Nacional de Educação, o CONAE, é monitorar, avaliar e propor políticas públicas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. Para tanto, na III Conferência de Educação – Etapa Municipal, será discutido o Documento-Referência, além de ser realizada a eleição dos delegados para a Etapa Estadual da CONAE 2018.

“A gente aqui vai buscar definir os nossos delegados, que vão representar aquilo que for proposto na nossa Conferência para a Conferência Estadual e depois para a Conferência Nacional. Esta é uma grande oportunidade de todos aqueles que estão envolvidos diretamente na Educação virem para contribuir com o município, contribuir com aqueles que irão representar o município nas conferências. A nossa proposta é continuar valorizando a nossa Educação, melhorando a Educação do nosso município e propondo ações a nível estadual e a nível nacional.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

A III Conferência de Educação – Etapa Municipal acontecerá até o próximo dia 13, com a plenária dos eixos e aprovação das emendas do Documento Referência e com a plenária final, onde ocorrerá a eleição dos delegados e a aprovação das moções.