Home / Notícia / Conae 2018
PRESIDENTE DA UNDIME PARTICIPA DA I CONFERêNCIA DE EDUCAçãO DE SãO MIGUEL DAS MATAS
Publicação: 12/12/2017

Nesta terça-feira (12) o recém instituído Fórum Municipal de educação de São Miguel das Matas órgão vinculado a Secretaria Municipal de Educação realizou a primeira Conferência Municipal de educação da história do município.

O evento acontece o Espaço de Ações Sócio-Educatvas do CRAS e contou com a presença do Presidente da Undime Bahia, o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado, Williams Panfile Brandão.

Williams destacou a importância da criação dos FME e parabenizou a Secretária Virgínia Bastos Leite de Oliva Quadros, pela instituição do Fórum e conseqüentemente a realização da Conferência Municipal.

“Em tão pouco tempo à frente da secretaria de educação, é possível perceber que a educação de São Miguel continua no caminho certo e a implantação do Fórum Municipal para a condução desta Conferência indica isso, por isso estou muito feliz em está aqui hoje compartilhando de mais um momento de construção de políticas publicas educacionais com participação social”, destaca.

Para a anfitriã, que deu boas vindas a todos e todas a conferência é um momento ímpar na promulgação de políticas públicas educacionais. “Queria expressar minha alegria de perceber este espaço lotado, o que indica que estamos todos imbuídos em promover uma educação pública de qualidade e com participação dos entes envolvidos”.

>>>>> Veja as fotos

Programação do Evento:

A Mesa de Abertura foi formada por;

Presidente do CME (Conselho Municipal de Educação) – Fabrício Peixoto;

Coordenadora da APLB (Núcleo Local) – Maria Helena;

Prefeito de São Miguel das Matas – José Renato Curvelo;

Dirigente Municipal de Educação – Virgínia Bastos Leite de Oliva Quadros;

Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão;

Primeira secretária da Câmara de Vereadores – Valdemides;

Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Educação - Fernanda Karla de Santana Reis Argolo;

Coordenador do (FME) Fórum Municipal de Educação – Magno Pereira Bastos.

Manhã 

Credenciamento até as 10 horas.

Apresentação Cultural dos Estudantes Escola Professora Marlene Santos 

Abertura oficial – Formação da Mesa

Palestra: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. 

Leitura do Regimento Interno da Conferência; 

Orientação para os Colóquios por Eixo Temático (a tarde).

Tarde: 

Apresentação cultural dos Estudantes Escola Antonio Carlos Magalhães 

Realização dos Colóquios por Eixo Temático: 

EIXO I – O PNE na articulação do SNE: Instituição, Democratização, Cooperação Federativa, Regime de Colaboração, Avaliação e Regulação da Educação. Gilvan, Fabrício e Leidiane. 

EIXO II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; Lucinaide, Patrícia, Meire e Eliete. 

 EIXO III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social; Agna, Cícera e Leila. 

EIXO IV – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão; Gloria, Fernanda, Tássio, Jefferson, Zélia e Cristiane. 
EIXO V – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; Camila, Rose, Monique e Tamiles.  

EIXO VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; Mª Conceição Borges, Rosângela Dias, Jucineia, Helder, Luciene e Hulda. 

EIXO VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; Elielson, Helena e Elis Regina (Lio).

EIXO VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social. ; Elielson, Helena, Elis Regina, Márcio, Clarice, Leilane e Luiz Argolo. 

Logo após a apresentação dos estudos realizados pelos eixos temáticos nos colóquios, e consequentemente a avaliação dos participantes devidamente credenciados, aconteceu a eleição dos Delegados que representarão o município no Fórum Estadual.

Foram definidos os nomes de Paulo Gislan, Uilson, Givaldo, Lucinaide, Meirinha e Elis Regina (Lio).

“O número de representantes pelo Município, com direito à participação na Conferência Estadual será calculado mediante a orientação do (FEE) Fórum Estadual de Educação, podendo haver variação no quantitativo posteriores orientações do Ministério da Educação e do Fórum Nacional, responsáveis pela organização da CONAE 2018”.