Home / Notícia / Conae 2017
MUNICíPIO DE ITAPETINGA REALIZA SUA III CONFERêNCIA MUNICIPAL DE EDUCAçãO
Publicação: 23/11/2017

O auditório da Uesb recebeu, na noite desta quinta-feira, 23, uma série de professores e os mais diversos agentes educadores para a abertura da III Conferência Municipal de Educação. As bonitas apresentações artísticas de alunos do IF Baiano e do Caic Paulo Hagge iniciaram a noite que prometia ser de muitas surpresas e aprendizados.

A Coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Ênia Figueiredo abriu o evento que, segundo ela, constituiria o “momento de falarmos e discutirmos a educação que queremos”. Para a coordenadora, é preciso que todos se coloquem como agentes transformadores, porque “a educação perpassa pela família, escola e sociedade”. Ênia convidou os presentes a sentirem-se parte integrante da construção de uma educação melhor em nossa cidade.

Igualmente interessado em debater políticas educacionais no nosso município, o secretário Geraldo Trindade ressaltou que aquele era um “momento importante no qual a sociedade se debruça sobre os planejamentos da educação”. O secretário explicou que dali sairiam os delegados para as conferências Estaduais e Federais e que o relatório composto durante os dois dias de evento deveria servir como norte para que trilhemos o caminho de uma educação próspera. Geraldo falou ainda da necessidade de participação de todos nesse objetivo. “É importante que toda a sociedade amplie a participação da discussão. É preciso que busquemos novos atores para juntos fazermos uma nova educação, com nova visão, uma nova perspectiva”, afirmou Trindade ao garantir que o diagnóstico vindo da conferência é um meio de melhorar a educação municipal e nacional.

Como vem destacando sempre em seus discursos, Geraldo Trindade lembrou do difícil momento que a educação nacional vem passando, ressaltando que é preciso inverter a lógica do Pacto Federativo, porque “o município não pode ficar com toda a sobrecarga, aumentando os investimentos enquanto estado e união têm reduzido”.

“Itapetinga tem tentado, com sucesso, atingir as metas do Plano Municipal, buscando maneiras de driblar a crise, com o apoio do judiciário e da sociedade como um todo. Mas é preciso que cobremos o cumprimento do plano estadual e nacional de educação para que a educação municipal e brasileira possam viver dias melhores”, encerrou Geraldo.
A Conferência continuou com a palestra do profº Drº Cláudio Nunes, coordenador do Programa de Mestrado em Educação da Uesb.

O diálogo continua durante toda a sexta-feira com a leitura e aprovação de regime interno, além dos debates sobre os oito eixos temáticos elencados e da escolha dos delegados para as próximas conferências.