Home / Notícia / Consolidação
ACONTECEU EM RECIFE A CERIMôNIA DE CELEBRAçãO DO 12ª EDIçãO DO PRêMIO ITAú-UNICEF
Publicação: 16/11/2017

Na terça-feira (14/11), foi realizada a cerimônia de celebração que anunciou as parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas premiadas pelas Regionais Recife da 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, que compreende todas as ações da Região Nordeste do país.

Das 12 parcerias que estavam concorrendo à premiação regional, 4 conquistaram o prêmio. Saiba quais são.

Juventude comunica direitos

A ação vencedora da Regional Recife na categoria grande porte destaca-se ao promover o protagonismo juvenil, promovendo a formação e mobilização em temas como direitos das crianças e adolescentes, em especial  às relações de gênero no campo, em sete comunidades rurais de Trairi (Ceará).

A ação, que envolve a formação nas escolas rurais com professores, famílias, crianças e adolescentes, é resultado da parceria entre o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador  e E.E.F. Carlos Ferreira Barbosa. Entre as atividades realizadas, estão: formação temática para jovens e adolescentes; formação instrumental em linguagens e comunicação popular para jovens e adolescentes; criação e montagem de 2 teatros-fórum temáticos acerca dos conteúdos das oficinas; realização de exposições fotográficas temáticas sobre conteúdos das oficinas e de encontros de intercâmbio com todos os grupos alvo para troca de experiências.

Cordeletrando – educar, rimar e transformar

Educadores, técnicos, professores, pais e agentes sociais estão juntos nessa ação parceira para ampliar o repertório e promover a emancipação de crianças e adolescentes de Campos Sales (CE) por meio da literatura do cordel, de atividades lúdicas e de esporte, entre outras.

A ação também acompanha o desenvolvimento escolar das crianças e adolescentes participantes e realiza mensalmente a “Mala da Fantasia”, evento itinerante com apresentação de danças folclóricas, shows de sanfoneiros, cordelistas, repentistas, dramatizações, rodas de contação de histórias, além da realização de jogos e brincadeiras populares que acontece diariamente na sede da organização.

A ação, resultado da parceria entre o Conselho de Pais de Campos Sales e a E.E.I.F. José Augusto Sobrinho, conquistou o prêmio de vencedora regional na categoria médio porte.

Promovendo vivências de cidadania

Por meio da ação, 345 crianças e adolescentes de Itapiúna (CE) participam de oficinas esportivas, de arte e cultura, qualificação e inclusão digital, que buscam fortalecer potencialidades, habilidades, relações de afetividade e de solidariedade o respeito e a formação cidadã, propiciando o desenvolvimento integral de seus participantes.

A iniciativa também desenvolve oficinas de Trocas Culturais com as famílias dos participantes do projeto com atividade de artesanato, práticas de culinária com produtos da região, além de formação em temas como competência familiar e comunitária, sexualidade e gênero, preservação e educação ambiental,  Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros.

A ação, resultado da parceria entre o Projeto de Apoio à Criança Carente de Palmatória e a E.E.I.E.F. Centro de Educação Rural, conquistou o prêmio de vencedora regional na categoria pequeno porte.

Circulando a cultura na escola

A ação que conquistou o prêmio de vencedora regional na categoria microporte utiliza-se da cultura popular como estratégia para garantir a educação integral de crianças e adolescentes do município de Major Sales (RN).

Por isso, desenvolve atividades lúdicas diversificadas, com foco na tradição cultural da comunidade promover e difundir manifestações culturais como os Caboclos de Major Sales – Malhação de Judas, contribuindo com a construção da identidade cultural do nordeste brasileiro. Além disso, também promove a troca de saberes e rodas de conversa com famílias, entre outras ações.

A ação é resultado da parceria entre o Projeto de Apoio à Criança Carente de Palmatória e a E.E.I.E.F. Centro de Educação Rural.

Mais sobre a premiação

Com o mote Educação Integral: Parcerias em Construção, a 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef reconhece e estimula as parcerias entre Organizações da Sociedade Civil e as escolas públicas no desenvolvimento de ações socioeducativas que ampliem tempos, espaços e conteúdos de aprendizagem para crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 aos 18 anos. Desde 1995, o Prêmio já recebeu mais de 17 mil inscrições, premiando iniciativas em 1.752 cidades.

Nesta fase, são reconhecidas quatro parcerias por regional, uma de cada porte orçamentário (micro, pequeno, médio e grande). Os projetos inscritos passaram por análise preliminar na Regional Recife (estados do Nordeste).