Home / Notícia / Mec / Secadi
UNDIME PARTICIPA DE REUNIãO TéCNICA SOBRE A EDUCAçãO ESCOLAR QUILOMBOLA
Publicação: 10/11/2017

Aconteceu nesta sexta-feira dia 10 de novembro, no Instituto Anísio Teixeira o Encontro Estadual das Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Quilombola, para gestores e coordenadores municipais de educação.

O evento contou com a presença do MEC, SEC/SUPED, UNDIME,  CEE,  SEPROMI.

A tessitura da discussão se deu em torno do Plano Nacional de Educação  2014-2024, Lei 13.005/2004 e a Legislação Nacional e Estadual para Educação Escolar Quilombola.

Em seguida, discutiu sobre Atoafirmação das Comunidades Quilombolas: características e a relação com a área educacional. 
Conduzido por grupos de trabalhos foi discutido as dificuldades enfrentadas na implementação da Resolução CNE 08/2012 e as Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação Escolar Quilombola no dia a dia das escolas quilombolas e das escolas que recebem alunos quilombolas.

Em plenário foi construído um cronograma de ações a ser implementado nos municípios.

O Dirigente Municipal de Bom Jesus da Lapa, Luís Ricardo representou o professor Williams Panfile Brandão, Dirigente Municipal de Elísio Medrado e Presidente da Undime Bahia na Mesa de Abertura do evento, que aconteceu no Instituto Anísio Teixeira em Salvador.

A ação é uma parceria com o MEC/SECADI, cujo objetivo é dialogar com gestores/as, professores/as e lideranças quilombolas, mecanismos para a oferta de uma educação básica de qualidade e que respeite e valorize a história e cultura das comunidades remanescentes de quilombos.