Home / Notícia / Por Luiz Gama
LANçAMENTO DO LIVRO ENTRE AS LEIS E AS LETRAS NO PALáCIO RIO BRANCO EM SALVADOR
Publicação: 02/11/2017

Entre as Leis e as Letras: escrevivências identitárias negras de Luiz Gama é o livro que será lançado em Salvador pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/BA e Quarteto Editora durante a Semana da Consciência Negra.

O livro Entre as Leis e as Letras: escrevivências identitárias negras de Luiz Gama, de Jair Cardoso dos Santos é dissertação apresentada no Mestrado em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia, depois de o autor realizar pesquisas na cidade de São Paulo sobre a vida, obra e atuação do advogado e poeta diaspórico Luiz Gama.

Nascido em Salvador, no dia 21 de junho de 1830, filho da revolucionária Luíza Mahin e de um fidalgo português que o vendera como escravo quando tinha 10 anos de idade, depois de alfabetizar-se e provar a sua condição de pessoa livre, como uma fênix triunfando sobre a História, Luiz Gama lançou na Província de São Paulo as Primeiras Trovas Burlescas de Getulino, primeiro livro de poesia editado por um negro no Brasil.

Entre as Leis e as Letras desvela o discurso de alteridade de Gama, afirmando e valorizando a sua pertença étnico-racial, defendendo a igualdade entre negros e brancos, exaltando a beleza da mulher negra, combatendo a escravização de pessoas e satirizando o racismo.

Além de alteridade e identidade, a escrita de Luiz Gama analisada no livro a ser lançado revela coerência discursiva na pena poética e jurídica deste personagem que atuou com grandeza e desenvoltura na arena racial brasileira da segunda metade do século XIX.

Data: 17 de novembro de 2017

Horário: 17h

Local: Palácio Rio Branco – Praça Municipal, Centro Histórico de Salvador

Nota sobre o autor:

Jair Cardoso dos Santos é mestre em Crítica Cultural pela UNEB, bacharel em Direito pela UFBA, pós graduado em Educação pela PUC do Rio de Janeiro, licenciado em História pela UFBA. É advogado e professor da Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, da rede estadual de ensino e atualmente exerce o cargo de Secretário da Educação do município de Candeias – Bahia.