Home / Notícia / Enem 2017
GESTORES EDUCACIONAIS SE MOBILIZAM PARA EFICáCIA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MéDIO
Publicação: 25/10/2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), se aproxima (05 e 12 de novembro) e , por isso, a Gestão Pública Estadual e Municipal, bem como as famílias e toda a sociedade , é convidada a auxiliar os estudantes  para esse momento tão  esperado  e importante na vida de milhares de jovens, adultos e idosos, do Ensino Médio .

Neste sentido, a Secretaria da Educação parabeniza a todos os Dirigentes Municipais de Educação, pelo compromisso firmado com os cidadãos dos seus respectivos municípios, por meio da  viabilização do transporte dos estudantes do Ensino Médio, nos dias do Enem, sobretudo os estudantes residentes no perímetro rural.

Na oportunidade, convida os Dirigentes Municipais de Educação, que não realizam a ação, a refletirem sobre a possibilidade de ofertar esse serviço aos estudantes residentes nos municípios, sob a sua gestão, levando em consideração todos os benefícios que o acesso ao Ensino Superior pode retornar para a localidade.

Sendo assim, a Secretaria da Educação, por meio da Superintendência de Políticas para a Educação Básica, se coloca à disposição da gestão municipal para interlocuções e articulações futuras.

OFÍCIO GAB/SUPED Nº 205/2017

Salvador, 25 de outubro de 2017.

Assunto: Mobilização Estadual para o Enem 2017 Prezados (as) Dirigentes Municipais,

Vimos por meio deste ofício, solicitar a parceria dos (as) Senhores (as), através das Secretarias Municipais de Educação, para a mobilização nos municípios, junto aos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), nos dias de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

No ano em curso, o Enem, diferentemente dos anos anteriores, será realizado em dois domingos consecutivos (05 e 12 de novembro de 2017) e, por esse motivo, já prevemos algumas dificuldades dos nossos jovens em realizar o exame, sobretudo em relação ao deslocamento.

A fim de evitarmos a baixa participação dos estudantes da Rede Pública, nos dias do Enem, é fundamental viabilizar o deslocamento destes, possibilitando maiores chances para a realização do exame. A participação no Enem e o acesso às Políticas de Ações Afirmativas Educacionais específicas ampliam as possibilidades de acesso ao Ensino Superior das juventudes baianas da Rede Pública e, posteriormente, a inserção qualificada no mundo do trabalho.

Nesse sentido, oportunizar o acesso ao Ensino Superior reflete também no desenvolvimento local, por meio da produção de conhecimentos e impulsiona as cadeias produtivas locais, a partir da qualificação técnico - profissional e à permanência das juventudes nos municípios de origem, contribuindo para o desenvolvimento do Estado e da Nação.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio – PNAD, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em nosso Estado, cerca de 684,5 mil jovens, entre 15 e 17 anos, encontram-se fora da escola e, no Brasil, temos cerca de 1,7 milhões de jovens, entre 15 e 29 anos , que nem estudam e nem trabalham. Esses dados nos revelam o tamanho do desafio e responsabilidade do Estado, da sociedade e das famílias para a garantia do direito à educação e melhores oportunidades de trabalho para os jovens brasileiros.

Neste sentido, a Secretaria da Educação, por meio da Superintendência de Políticas para a Educação Básica (SUPED), no intuito de fortalecer a pactuação interfederativa entre o Estado e os Municípios, solicita o apoio no deslocamento dos estudantes aos locais da realização do Enem. Na oportunidade, comunicamos que essas e demais ações estão sendo pensadas e articuladas com a União de Dirigentes Municipais de Educação – Undime/BA, a qual declarou total apoio à ação, mesmo reconhecendo o momento difícil pelo qual passam os municípios baianos, sinalizando a necessidade de apoio financeiro específico da SEC/BA para esse fim nos próximos anos.

Contamos com a colaboração e cooperação da gestão pública municipal para a melhoria contínua da educação pública, laica e de qualidade social para todos (as) estudantes baianos, conforme preconiza as Leis dos Planos de Educação (Nacional/Estadual/Municipal), através da Meta 3 e suas Estratégias. Atenciosamente,

Ney Campello - Superintendente/SUPED

Williams Panfile Brandão - Presidente da Undime Bahia